Cuiabá, quarta-feira, 29/05/2024
15:07:07
informe o texto

Artigos / Colunas / Arnaldo Sérgio Patrício

26/09/2023 às 08:59

A Radiologia e a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já faz parte do nosso cotidiano e isso não seria diferente em áreas da medicina, especialmente na radiologia. O seu uso tem revolucionado a maneira como as imagens computadorizadas são interpretadas e utilizadas para elaboração de diagnósticos cada vez mais eficientes e precisos. 

A radiologia tem sido há muito tempo um pilar essencial na detecção e diagnóstico de doenças, por meio da realização de exames como radiografia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM). No entanto, a interpretação dessas imagens pode ser complexa e sujeita a erros. 

E é aqui que a Inteligência Artificial entra em cena, uma vez que ela analisa imagens médicas com precisão e eficiência, sendo capaz de identificar anomalias minúsculas, padrões sutis e até mesmo prever o risco de desenvolvimento de certas condições médicas com base em imagens. 

Além disso, a IA pode acelerar o processo de diagnóstico, permitindo que os médicos atendam mais pacientes de forma mais rápida e eficaz. Mas a sua aplicabilidade não reduz a necessidade do uso de mão de obra humana. Pelo contrário, facilita o trabalho profissional e diminui a sobrecarga de demandas. 

Esta interação entre tecnologia e a medicina representa um marco significativo na evolução da prática clínica, trazendo consigo uma série de benefícios. Um destes é o uso da inteligência artificial em mamografias para detectar câncer de mama. 

Algoritmos treinados em vastos conjuntos de dados podem destacar potenciais áreas de preocupação, aumentando a sensibilidade na detecção precoce. Isso pode salvar vidas, pois quanto mais cedo uma condição é identificada, maior a chance de tratamento bem-sucedido.

Conforme a medicina e a sociedade avançam é importante estarmos atentos às novidades que facilitam, mas também agregam e melhoram a qualidade de vida dos pacientes. 

Arnaldo Sérgio Patrício

Arnaldo Sérgio Patrício
*  é especialista em Medicina Interna e Radiologia. Também é diretor da Unidade de Emagrecimento e Longevidade (UEL). Instagram @arnaldosergio
ver artigos
 
Sitevip Internet