Hoje milhares de estudantes realizaram o seletivo às escolas Tiradentes em todo o Estado. Na capital, de longe podíamos observar o grande fluxo de pessoas e veículos nas imediações dos locais de prova. Essa procura recorde tem um motivo: a credibilidade da educação prestada pelas escolas Tiradentes. Se eventualmente desconfiam e questionam nossas Escolas, o que se viu hoje prova mais uma vez que qualquer desconfiança não vem de pais e responsáveis que, muito ao contrário, depositam o futuro de seus filhos ao modelo que adotamos.
Definitivamente, alguns mitos precisam ser sepultados a partir da realidade social que prestigia a escola Tirandentes. Vejamos.
1. "A escola Tiradentes seleciona os melhores". Não!, a escola recepciona alunos que, voluntariamente, e por idealismo, decidem pertencer à um modelo que privilegia o mérito e premia o esforço de alunos e seus pais/responsáveis que apoiam e incentivam o modelo.
2. "A escola Tiradentes é para filho de militar e aqueles que podem pagar". De forma alguma, pois basta que se veja o perfil das famílias assistidas para verificar que há toda uma proteção em termos de vagas para a educação especial e famílias hipossuficientes; de baixa renda. A escola Tiradentes é a oportunidade da família humilde.
3. "A escola Tiradentes não é papel da polícia militar". Errado. Cabe a polícia militar a prevenção em seu caráter primário, a partir dos valores cívicos e do respeito à família e aos professores. Educar é prevenir.
Por fim, gostaria de parabenizar a todos os professores e as equipes que hoje se desdobraram para realizar um seletivo de grande monta. É bom que se diga que muitos concursos públicos não demandam tamanha logística e esforço de organização, que observamos nessa data sem nenhuma intercorrência até o presente. Desde já felicito pais e responsáveis que apostaram em nosso modelo fazendo votos que estejamos nessa família que é a Escola Tiradentes em 2024.
Vida longa à Escola Tiradentes.