Cuiabá, segunda-feira, 15/04/2024
02:34:34
informe o texto

Artigos / Colunas / Bruno Brandão

10/01/2024 às 08:43

Pequenas reformas na casa durante as férias

Existem pessoas que se organizam todo o ano para reformar a casa e outras que aproveitam as férias para fazer obras pontuais.

O fato é que reformar a casa pode ser tão simples como aplicar uma nova textura nas paredes ou tão complexo quanto construir novos ambientes.

Por isso, é fundamental pensar em alguns aspectos da sua reforma. É preciso considerar a sua disponibilidade de tempo, a possibilidade de contratar profissionais e os recursos disponíveis.

Reformar é um investimento de tempo e dinheiro. Também é importante estar atento às tendências da construção e decoração e aproveitar ao máximo todas as referências. Nos últimos anos, algumas tendências se estabeleceram tornando-se indispensáveis.

Houve uma integração da natureza aos ambientes da casa. Seja no uso de plantas, criação de jardins internos, em torno da piscina, ou através de elementos construtivos e decorativos naturais como algodão, linho, bambu, palha e barro.

A melhor parte de integrar a natureza é o convite constante ao cuidado. As plantas, principalmente, nos convidam a prestar mais atenção na casa.

Para as pessoas com pouca familiaridade com plantas, começar com uma planta jiboia pode ser uma excelente opção. Uma planta bonita, simples de cuidar e que gosta de ambientes internos.

Para quem tem mais tempo para cuidar, um jardim é a opção ideal. Ter um jardim dá a possibilidade de criar um microclima, um espaço de estar conectado à natureza. Adapte o jardim ao seu espaço e disponibilidade.

Outra maneira de integrar a casa com a natureza é por meio de elementos como a água, a palha, o barro. Elementos que nos convidam a novas experiências sensoriais dentro de casa.

A tecnologia também chegou para ficar e facilitar a vida dentro de casa. Dos novos eletrodomésticos e assistentes virtuais aos sistemas de automação integrados. A casa passa a respirar tecnologia e a integração parece um caminho definitivo.  

Estas tecnologias podem ser aplicadas em um simples sistema de iluminação ou no mais completo controle de segurança, luz, som e temperatura da casa.

Ter uma casa automatizada pode gerar grandes ganhos de tempo e, inclusive, economia de dinheiro. Inúmeros sensores e a disponibilidade de ter o gerenciamento da casa na palma da mão são garantia de tranquilidade para os moradores.

Na hora de reformar, considere inserir a automação no seu projeto.

Espaços de descompressão

Uma tendência que começou nos escritórios corporativos e vem ganhando corpo em projetos residenciais é a das áreas de descompressão.

Criar áreas de relaxamento e lazer podem tornar o cotidiano mais agradável para os membros da sua família. Pode ser uma sala de TV, um cantinho de leitura, uma área de lazer ou uma piscina coberta.

Estes espaços são capazes de relaxar e criam momentos de tranquilidade dentro da rotina. Esta tendência casa bem com a introdução de elementos da natureza, por exemplo.

É possível também, com automação, criar um cenário de luz relaxante para seu quarto ou sala de estar.

Vale ressaltar da importância de ter a orientação profissional para reformas, por menores que sejam. Não tem dinheiro que pague um resultado de reforma que deixe a família toda feliz.

Bruno Brandão

Bruno Brandão
* é arquiteto em Cuiabá-MT
ver artigos
 
Sitevip Internet