Cuiabá, sexta-feira, 11/10/2024
19:54:09
informe o texto

Artigos / Colunas / Flávia Moretti

16/08/2024 às 11:30

Várzea Grande e a complexidade econômica

O que se busca para o desenvolvimento econômico de Várzea Grande é melhorar a sofisticação da produção de riquezas no município, que vem sofrendo com a queda relativa do seu PIB, em comparação com o resto do Estado. Vale lembrar que a economia de Várzea Grande virou o século 20 como a segunda maior do Estado, hoje é a quarta e, se mantendo os mesmos índices, cairá para a nona em 2029. Além disso, a maioria dos empregos na região é de baixa remuneração.

Vou usar o livro “Complexidade Econômica: uma nova perspectiva para entender a economia”, do economista Paulo Gala, para compreendermos o quanto o conhecimento produtivo acumulado em uma economia se reflete na variedade e sofisticação dos produtos e serviços que um município consegue produzir.

Gala argumenta que “a chave para o desenvolvimento econômico é a diversificação produtiva. Economias que conseguem diversificar sua base produtiva tendem a crescer mais rapidamente e de forma mais sustentável. A diversificação reduz a vulnerabilidade a choques externos e cria novas oportunidades de mercado. Para subir essa escada, é necessário investir em educação, tecnologia e infraestrutura, além de promover políticas industriais eficazes”.

É isso, Várzea Grande tem a oportunidade de liderar esse processo em Mato Grosso, a partir do Parque Tecnológico, que será inaugurado ainda em 2024. O objetivo é centralizar na cidade o Complexo Industrial do Agronegócio para atender todo o Estado.

O Parque Tecnológico em Várzea Grande, deve buscar fomentar a educação de qualidade e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), que são essenciais para aumentar a complexidade econômica. Apostamos nele para intensificar políticas de atração de empresas de tecnologia, indústrias e até arranjos produtivos, como um centro de desembaraço aduaneiro de madeira. A posição estratégica do município permite que atue como um hub, ou centro de distribuição logística de diversos produtos, o que será fortalecido com a chegada da ferrovia na região metropolitana do Vale do rio Cuiabá.

Estamos pensando em Várzea Grande do futuro, com uma economia que esteja em sintonia com o crescimento de Mato Grosso e que traga melhoria na renda e qualidade de vida do cidadão várzea-grandense.

Flávia Moretti

Flávia Moretti
 Advogada e candidata a prefeita de Várzea Grande pelo PL
ver artigos
 
Sitevip Internet