Cuiabá, quarta-feira, 20/11/2019
00:30:52
informe o texto

Artigos / Colunas / Antônio Fernando Ribeiro Pereira

29/10/2019 às 11:55

​Observatório Legislativo

A tecnologia e a inovação são inerentes à sociedade contemporânea. No setor público não é diferente.

A tecnologia e a inovação são inerentes à sociedade contemporânea. As transformações digitais transformaram o modo como conversamos, interagimos e compreendemos o mundo e os relacionamentos interpessoais. No setor público não é diferente. 

O Estado precisa lançar mão de ferramentas tecnológicas que permitam abrir caminhos para uma população digitalmente conectada e ativa na discussão das necessidades que a sociedade exige.

Com objetivo de auxiliar nas mudanças sociais, comportamentais e tecnológicas, a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso lançou recentemente o projeto Observatório Legislativo. 

O Observatório é um projeto cujo objetivo é fornecer informações a respeito das necessidades e desejos da população para os parlamentares. 

As necessidades são verificadas através de indicadores objetivos que são coletados por fontes de dados (IBGE, Atlas Brasil, etc). Estes dados mostram quais seriam as áreas de maior problema em relação ao cenário nacional e necessitam de atenção especial por parte dos parlamentares.

Um exemplo: em Jaciara, os indicadores de Saúde estão abaixo da média nacional. As informações dessas necessidades são captadas e avaliadas. A partir destes dados , é possível desenvolver atividades (através de  lei, indicação ou outra ação parlamentar)  que atue sobre esse indicador. 

Cabe ressaltar que a resolução das necessidades requer prazo , já que demandam projetos e tempo hábil (construção , saneamento básico , etc).

O Observatório Legislativo  também atua na coleta de dados dos desejos da população que não estão contidas nos indicadores das necessidades. O objetivo é identificar se há um bairro ou município cujo desejo populacional seja atendido.

Essas informações são coletadas  nas mídias digitais. O sistema do Observatório Legislativo monitora ativamente o mundo digital (redes sociais, sites de notícia, jornais digitais, etc.) da população estudada. 

A avaliação é congruente com o tempo e pode ter modificações. Hoje pode ser o asfalto e amanhã atividades culturais, por exemplo. 

Essa parte do Observatório conecta  o parlamentar e a sua equipe com o que a população almeja. Nosso principal objetivo é alinhar os Projetos de Lei com as  necessidades e desejos populacionais, que antes eram desconexas devido à ausência de junção de informações digitais de qualidade e eficácia.

Deste modo, o Parlamentar consegue acompanhar e saber o quanto as suas ações estão próximas do povo.

Esta plataforma modificou completamente a maneira como os parlamentares  coletam informações a fim de estarem mais próximos ao povo.

Antônio Fernando Ribeiro Pereira

Antônio Fernando Ribeiro Pereira
*Antônio Fernando Ribeiro Pereira é CEO da LogLob Digital
ver artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet