Cuiabá, terça-feira, 28/01/2020
13:57:33
informe o texto

Artigos / Colunas / Marcus Crepaldi

13/01/2020 às 10:58

Importância do tratamento de ortopedia funcional dos maxilares em crianças

O desequilíbrio facial pode estar ligado diretamente à respiração oral, queixo saliente ou para dentro, dentes apinhados ou tortos, mordida cruzada, falta de espaço para erupção dos dentes, entre outras coisas.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade da odontologia que trata as alterações e desequilíbrios musculares, ósseos e posturais do paciente, trabalhando técnicas que promovem o crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular.

Por conta disso, este tratamento é muito indicado para as crianças que apresentam alterações na mandíbula e no maxilar, o que acarreta em desequilíbrio no crescimento facial.

Esse desequilíbrio facial pode estar ligado diretamente à respiração oral, queixo saliente ou para dentro, dentes apinhados ou tortos, mordida cruzada, falta de espaço para erupção dos dentes, entre outras coisas. 

É fundamental o tratamento dessas anomalias enquanto criança, uma vez que poderá evitar futuras intervenções mais profundas, tais como extração de dentes e cirurgias para corrigir a estrutura óssea facial. Pensando sempre em um tratamento preventivo, evitamos uma série de conseqüências, inclusive o uso de aparelhos fixos no futuro. 

Os tratamentos normalmente são realizados com aparelhos ortopédicos, estimulando suas funções orais. Partindo disso, o método indicado e utilizado pelo Instituto Crepaldi é o OCLUSO-GUIDE.

Trata-se de um aparelho removível (monobloco), feito de material borrachóide, que é Miofuncional, posicionador e guia eruptivo. A vantagem desta combinação é permitir que o aparelho funcione como um ativador corrigindo relações horizontais, com retrusão mandibular e não protrusão maxilar, e também vertical dos maxilares, alinhamento dos arcos e intercuspidação.

É um excelente método de tratamento ortodôntico e ortopédico facial, visando um melhor direcionamento dos dentes durante o crescimento e desenvolvimento crânio facial.

Além disso, a comodidade que este aparelho trás ao paciente, uma vez que é de uso noturno, é de três a quatro horas durante o dia. 

Marcus Crepaldi

Marcus Crepaldi
é Doutor em Ortodontia pela USP e diretor do Instituto Crepaldi
ver artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet