Cuiabá, sexta-feira, 14/08/2020
15:10:22
informe o texto

Artigos / Colunas / Paulinho do Hipismo

10/07/2020 às 09:36

Respeito à vida

Esta semana tive o prazer de conhecer uma campanha que promove o tratamento precoce contra o Covid-19. E em meio a tantas notícias negativas sobre o coronavírus, política e violência, decidi usar este espaço para parabenizar todos os médicos, técnicos de enfermagem e voluntários, que encabeçam a ação solidária “Mato Grosso Vencendo o Covid-19”. Todos os envolvidos participam de forma voluntária, assim como toda a estrutura, equipamentos e remédios, são frutos de doações.

Tomando todos os cuidados necessários, a ação acontece em bairros carentes de Cuiabá e Várzea Grande, envolve as lideranças comunitárias do local como presidentes de bairro, padres, pastores, pessoas com voz ativa e que ajudem na organização. A proposta é que em cada ação, cujo local sempre é divulgado com antecedência, uma quantidade segura de pacientes sejam atendidos. Contando com um sistema de espera e triagem, os médicos realizam consultas somente para os pacientes sintomáticos (que apresentam sintomas), distribuindo, de forma gratuita, o chamado “kit Covid” (Ivermectina, Azitromicina e vitaminas).

Um resumo muito humilde de uma ação que envolve tantas pessoas e que prestam um serviço de excelência. Por isso dedico esse espaço, em nome da médica Christiane Oliveira, uma das coordenadoras, para parabenizar a todos os envolvidos.

Senti a necessidade de enaltecer esta iniciativa, Mato Grosso se tornou o novo epicentro da pandemia, segundo dados da Fundação Oswald Cruz (Fiocruz). Muitos criminalizam o uso dos medicamentos contidos no “Kit Covid”, mas, existe algum dado que diz o contrário? Caso este que vos escreve seja acometido por esta doença tão avassaladora, garanto que irei fazer o uso destes medicamentos.

Podemos ver que em Estados onde o combate preventivo é realizado, os índices relacionados ao coronavírus são inferiores. Não queria dar uma notícia ruim nesse artigo, entretanto, para o conhecimento de todos, nesta última quarta-feira (08), a Secretaria de Estado de Saúde, registrou em um período de apenas 24h, 26 mortes por Covid-19 e mais de 1300 novos casos.

Espero ter contribuído com o projeto “Mato Grosso Vencendo o Covid-19”, uma ação preventiva que está sendo conduzida de uma forma linda, organizada, sem aglomerações e, acima de tudo, com respeito pela vida, o mesmo respeito que esperamos dos poderes públicos e que merecemos.

Paulinho do Hipismo

Paulinho do Hipismo
diretor executivo do Leiagora
ver artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet