Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:59:33
informe o texto

Artigos / Colunas / Marcel Noronha

28/11/2022 às 11:18

Reconstrução de mama pós-mastectomia por câncer

A reconstrução mamária pode ser realizada em pacientes que apresentam deformidades congênitas ou adquiridas das mamas (traumatismos ou mastectomia por câncer), com o objetivo de restaurar a forma e o volume mamário.

De forma geral, o procedimento cirúrgico é realizado com o auxílio de implantes de silicone, de expansores de tecido mamário, com a utilização de retalhos (segmentos de pele e músculo) ou com a associação de ambos.

O procedimento cirúrgico pode ser realizado no mesmo tempo da retirada do tumor (mastectomia) – reconstrução mamária imediata – ou em um segundo momento, sendo a reconstrução imediata a opção preferencial.

A reconstrução mamária frequentemente é realizada em dois ou mais tempos cirúrgicos e pode incluir a reconstrução da aréola e mamilo (complexo aréolopapilar – CAP), bem como ajustes na mama contralateral (mama saudável).

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, com alta no dia seguinte. A recuperação depende da extensão da cirurgia e de quais procedimentos foram associados.

É recomendado o uso de malha de compressão elástica no pós-operatório para ajudar a reduzir a retenção de líquidos. O retorno ao trabalho costuma ocorrer em 2 a 4 semanas, mas você poderá realizar atividades leves após 2 a 5 dias.

Marcel Noronha

Marcel Noronha
Marcel Noronha - Cirurgião Plástico
ver artigos
 
Sitevip Internet