Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
13:40:51
informe o texto

Artigos / Colunas / Denise Arruda Oliveira

11/05/2023 às 18:17

As mães empreendedoras são heroínas obstinadas

"Você enlouqueceu? Isso não vai dar certo, mulher"!!! Quantas vezes você, Mulher/Mãe/Empreendedora, já ouviu isso?

Essa sempre é a expressão mais comumente ouvida, quando nós resolvemos empreender. 

Mas por que, ainda assim, inúmeras mulheres e mães decidem ultrapassar a barreira do achismo e seguir, quase que como uma heroína obstinada, a decisão de ser uma empreendedora? 

A grande maioria, decide empreender para poder ter liberdade de tempo e conciliar trabalho com os cuidados aos filhos. 

Segundo a Global Entrepreneurship Monitor, o número de mulheres que empreendem no Brasil, já ultrapassa 30 milhões, sendo que destas, 55% são mães. 

Só aqui, no Estado de Mato Grosso, temos 215.729 empresas sob o comando de mulheres, o que representa 45,35% do total de 475.607 empreendimentos abertos (dados retirados de informações da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso).

Mas então empreender não é assim um bicho de 7 cabeças? 

Bem, não existe sucesso que não necessite de esforço, não é verdade? Então não vou ser boazinha e dizer que podemos contar com uma fórmula mágica, mas podemos contar com inúmeras informações disponíveis nas plataformas digitais, órgãos capacitados para oferecer suporte aos empreendedores; além da Sororidade (Sororidade é a união e a aliança entre mulheres, baseadas na empatia e no companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum).

A Sororidade encontra no empreendedorismo um elo fundamental. Mesmo com todas as evoluções do mercado feminino no universo corporativo, ainda se faz necessário criar redes, nas quais mais e mais mulheres encontram suporte para falar de negócios e demais multifuncionalidades existentes na vida feminina.
 
E umas dessas redes que as mães empreendedoras de Mato Grosso podem contar é a Rede Mulheres que Florescem, um projeto criado por 3 mães empreendedoras, dispostas a ajudarem as demais heroínas a transformar o seu negócio em um potencial sucesso.

A Rede Mulheres que Florescem nasceu da necessidade de juntar três temas que são importantes para qualquer negócio próspero: saber planejar seu negócio, saber administrar o tempo e não abandonar questões como família e autocuidado.

Assim, nos unimos (Denise Arruda, Elaine Kovacs e Sandra Lopes) para que juntas possamos contribuir com o maior número possível de mulheres empreendedoras. E nesse mês das mães estamos com uma programação especial no Instagram da Rede abordando temas como rotina familiar para mães que empreendem em casa, ou como se organizar para não perder os melhores momentos da vida dos filhos, mas não deixar de trabalhar e ver sua empresa crescer.

Para conhecer a nossa programação, acesse nosso perfil www.instagram.com/redemulheresqueflorescem.

Denise Arruda Oliveira

Denise Arruda Oliveira
é comunicóloga social com ênfase em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão Estratégica e Marketing.
ver artigos
 
Sitevip Internet