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19/01/2021 às 10:44

Museu de Arte Sacra lança campanha para fabricar réplicas de acervo em 3D

A ideia é tornar possível e acessível a visitação de pessoas portadoras de deficiência visual, já que as obras poderão ser tocadas

Entretê

Museu de Arte Sacra lança campanha para fabricar réplicas de acervo em 3D

Foto: Tchelo Figueiredo

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está em campanha para arrecadar recursos para a fabricação das principais obras do museu com a tecnologia de impressão em 3D.

De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a intenção de tornar possível e acessível a visitação de pessoas portadoras de deficiência visual, já que as obras poderão ser tocadas com as mãos.

A campanha de financiamento coletivo Museu de Arte Sacra 3D foi aprovada pelo Edital de patrimônio cultural do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e segue até o dia 25 de fevereiro. O processo é bem simples: a cada R$ 1,00 arrecadado, o BNDES investe mais R$ 2,00 triplicando o valor.

Com essência do ganha-ganha, quem colabora recebe uma recompensa de acordo com o valor depositado. Existem diversos kits a partir de R$ 20,00. A meta é arrecadar R$ 42 mil para que esse valor automaticamente triplique.


Os recursos serão usados para compra dos materiais de fabricação, pagamento de equipe, prestadores de serviços, recompensas e custos administrativos.​Para colaborar basta acessar o site da Benfeitoria pelo endereço benfeitoria.com/museudeartesacra3d, cadastrar-se e escolher o valor.

“O mecanismo é bem interessante, por que além de você colaborar com a iniciativa de fabricarmos um acervo tátil para pessoas com deficiência visual, ofertaremos também uma experiência sensorial completa no Museu para o público, principalmente as crianças, que adoram ver tudo com as mãos”, explica Viviene Lozi, diretora do museu.

A produção das obras em 3D será do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo da UFMT (LAB.AU/FABLAB) que irá trabalhar com diversas ferramentas contemporâneas, incluindo as impressoras.

“Acredito que a sociedade mato-grossense será sensível a essa campanha que permitirá aos deficientes visuais conhecerem melhor uma parte muito importante da história de Cuiabá e de Mato Grosso”, declara o professor Mauricio Oliveira, diretor do laboratório.
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