Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:45:53
informe o texto

Notícias / Cinema

22/01/2021 às 11:00

Em destaque no circuito de festivais, filmes de MT podem ser vistos gratuitamente

Produções do projeto Box de Curtas 2019, 'O Menino e o Ovo', de Juliana Capilé, e 'Ausência', de Luiz Marchetti, estão em exibição online

Maria Clara Cabral

Em destaque no circuito de festivais, filmes de MT podem ser vistos gratuitamente

'Ausência', de Luiz Marchetti

Foto: Divulgação

Produções viabilizadas pelo Box de Curtas 20 — projeto inédito de produção audiovisual colaborativa — os curtas-metragens mato-grossenses 'Ausência', de Luiz Marchetti, e 'O Menino e o Ovo', de Juliana Capilé, poderão ser assistidos pelo público gratuitamente em festivais de cinema brasileiros.

Filmados em Cuiabá, ambos os filmes estão em exibição no
Cine Verão Natal - Festival de Cinema da Cidade do Sol, que acontece na modalidade online.O evento já começou e exibe 40 filmes pelo sitehttps://www.cineverao.art/até sexta-feira (21). 'Ausência' já estádisponível no Vimeo.

'O Menino e o Ovo', que marca aestreia de Juliana Capilé na direção e roteiro de cinema, também está entre no 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes do Brasil. Recentemente, o filme foi premiadomelhor curta-metragem no Festival Utopia do Reino Unido.

A edição online do festival de Tiradentes exibe, desta sexta-feira (22) até o dia 30 de janeiro, 114 filmes — sendo 31 longas, 2 médias e 81 curtas-metragens — em pré-estreias e mostras temáticas. 'O Menino e o Ovo' será exibido na Mostrinha neste sábado (23) pelo link https://mostratiradentes.com.br/mostrinha/. Toda programação é gratuita.


O Menino e o Ovo, de Juliana Capilé

Os filmes

'O Menino e o Ovo', de Juliana Capilé, é um curta-metragem que retrata as tentativas de Joana, uma menina de oito anos, em descobrir a verdade sobre a lenda urbana de que é possível fritar um ovo no asfalto devido ao calor de Cuiabá.

"Embora possua uma linguagem universal a obra se apoia na utilização de um aspecto extremamente local: o famoso calor cuiabano. Elemento popular identitário notório, presente no imaginário da população mato-grossense", diz a sinopse.

Em 'Ausência', de Luiz Marchetti, Norma e Jorge são um casal de classe média em Mato Grosso. Jovens e apaixonados compartilham as festas, a universidade e tudo que se espera de jovens de 22 anos. O curta-metragem é um suspense quase cômico, baseado no conto 'Sorriso' de Wanda Marchetti, mãe do diretor.

"Há neste trabalho uma metalinguagem em sua narrativa, onde o conceito e a estética do filme se alfinetam, falando de presença usando ausência e vice-versa. A mesma história pelo ponto de vista de duas personagens que se separam, tornando a ausência real na tela", diz a sinopse.

Mostra Cine Verão Brasil


Ao longo de três dias, o festival apresenta 10 curtas na Mostra Cine Verão Poti e 30 filmes de todo o país na Mostra Cine Verão Brasil — na qual os mato-grossenses foram selecionados. Promove também quatro debates sobre cinema, pandemia e perspectivas com a Lei Aldir Blanc. Confira a programação:

20/01, às 9h00 - Produção audiovisual no contexto da pandemia
21/01, às 16h00 - Formato drive-in: uma alternativa a longo prazo?
22/01, às 17h00 - Fomento cultural: presente e futuro da Lei Aldir Blanc
22/01, às 20h00 - Plataformas digitais para a difusão do audiovisual
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet