Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:18:19
informe o texto

Notícias / Tecnologia

01/02/2021 às 12:30

Festival de Podcast promove concurso e formação para autores brasileiros

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 12 de fevereiro; projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc

Entretê

Festival de Podcast promove concurso e formação para autores brasileiros

As produtoras Sandra Rodrigues e Gaby de Saboya

Foto: Carlos Costa

Um festival de verão durante a pandemia abre novo espaço na criação de conteúdos exclusivamente em áudio digital. É o Pod Drama, primeiro Festival de Podcast para autores brasileiros.

A programação conta com aulas de dramaturgia, produção, publicação de podcasts, Festival de Lives entre 15 e 18 de março, e concurso com premiação no dia 19 de março. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link até o dia 12 de fevereiro.

Uma pesquisa de 2017 mostrou que 70 milhões de brasileiros ouviam algum tipo de áudio digital. Em 2020 este número chegou a 90 milhões. Por ser um dos formatos digitais em maior ascensão nos últimos tempos, o Brasil aparece hoje como o segundo maior mercado do mundo para Podcasts, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Uma curiosidade é que, de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), 75% dos consumidores de Podcasts são homens heterossexuais e, pouco mais da metade, brancos.

E foi pensando neste mercado que duas mulheres, a jornalista e atriz Gaby de Saboya e a gestora cultural e atriz Sandra Rodrigues, criaram o Festival de Podcast, que é o primeiro voltado para dramaturgos brasileiros.

Gaby de Saboya conta que idealizou o projeto, pois, como jornalista, tem gravado muitos conteúdos no formato e sente falta de um espaço maior para a dramaturgia brasileira, que teve seu apogeu nos famosos programas de rádio.


Foto: Carlos Costa

A proposta do festival é promover a dramaturgia brasileira e estimular a criação em novos formatos através de um concurso de textos dramatúrgicos inéditos para o formato de podcast, destinado ao público jovem e adulto, escrito em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil.

O vencedor do festival receberá um prêmio de R$3.000,00, além de ter o seu podcast gravado com toda a infraestrutura de um estúdio, com sonoplastia e atores convidados.

Programação online

Com um olhar de diversidade e inclusão, todos os inscritos terão acesso gratuito a aulas on-line de dramaturgia com o premiado autor Pedro Kosovski e produção e publicação de podcast com Gustavo Passi, especialista em Podcast e criador dos BeerCast, EmpreendaCast, Pediatracast e SulaCast.

O festival terá ainda mesas temáticas sobre esse universo, tudo gratuito e on-line, aberto ao público. Deficientes visuais também poderão se inscrever no projeto e participar da criação dos podcasts.

Serviço

Pod Drama – 1º Festival de Dramaturgia de Podcast
Inscrições: de 26 de janeiro a 12 de fevereiro
Semana de Lives para convidados: de 15 a 18 de março
Resultado do vencedor: 19 de março
Inscrições: www.poddrama.com.br
Classificação: Livre
Realização: Lei Aldir Blanc, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Fundo Estadual de Cultura.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet