Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
07:39:05
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

04/02/2021 às 10:15

Grupo Flor de Atalaia promove novas práticas de siriri, rasqueado e vivência musical

A Associação reforça as ações como Ponto de Cultura de Cuiabá, afetado pela pandemia, com a oferta de oficinas gratuitas, destinadas a crianças, jovens e adultos; as inscrições estão abertas

Maria Clara Cabral

Com os cuidados que a pandemia exige, a Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia, de Cuiabá, retorna à ativa como Ponto de Cultura – que, de alguma forma, nunca parou – através do incentivo da Lei Aldir Blanc. "Uma lei que veio trazer o fôlego para que a gente possa dar continuidade a atividades culturais que já vínhamos fazendo há sete anos", conta presidente do grupoCristina Zuita.

'Quintal de Siriri: Promoção da cultura popular', projeto contemplado pelo edital da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, oferece gratuitamente novas turmas para quatro oficinas: Oficina de Siriri Kids e Oficina de Siriri Jovem e Adulto, às quartas-feiras, respectivamente, 18h30 e 19h40; Oficina de Rasqueado, às terças-feiras, 19h30; e Vivência Musical, aos sábados, 15h30.

"A gente tem o maior carinho para passar essas experiências às crianças, porque entendemos que elas são a continuidade do nosso trabalho. Já a oficina de jovens adultos é também uma oportunidade de nós, que já dançamos no grupo, conhecermos pessoas com talentos que se destacam e tenham interesse em fazer parte do corpo de baile do Flor de Atalaia. A oficina do rasqueado é uma novidade, uma dança super tradicional e popular. Que cuiabano não gosta, né? Tem muita gente procurando", conta Cristina ao Entretê.

Com a vivência musical, o grupo irá apresentar a tradicional viola de cocho, o mocho e ganzá a crianças e adolescentes. "Uma experiência com a nossa equipe de música com a intenção de promover o contato com instrumentos que utilizamos para tocar o siriri. Também vamos ensinar nosso canto e nossa música para que nossa oficina seja completa", complementa.


A Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia foi fundada em 2013 na região do Coxipó, onde atua com a promoção da cultura popular cuiabana através da dança do Siriri no quintal do grupo no bairro Parque Atalaia.

"É o espaço onde a gente promove nossas ações culturais, ensaios e eventos, recebemos as pessoas que querem conhecer e aprender, crianças de todas as idades, jovens e adultos envolvidos com essa prática sociocultural. Tudo aquilo que a gente sabe fazer, a gente aprendeu no nosso quintal, aprimorando cada ano um pouco mais essa habilidade de promover e fazer cultura", explica Cristina.

Em 2017, o Grupo Flor de Atalaia foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como um Ponto de Cultura. "Desde então a gente sempre procura realizar as oficinas com frequência, porque é uma forma de fazer com que as pessoas da nossa comunidade e da cidade tenham acesso à cultura, principalmente no nosso bairro e região. A ideia é fazer ocupações ao de todo o longo do ano com atividades culturais".

Atualmente, a associação conta com uma média de 35 integrantes, entre dançarinos e músicos que desenvolvem práticas diárias que resultam em apresentações e festivais. O grupo também atua por meio do Grupo de Siriri Florescer, composto por crianças de 5 a 12 anos, cujo principal objetivo é incentivar as novas gerações a se apropriem da cultura popular.

As inscrições para as oficinas ainda estão abertas e os interessados podem entrar em contato pelo (65) 9.9614-9469. O Quintal do
Grupo de Siriri Flor de Atalaia está localizado na rua L, Lote 11, bairro Parque Atalaia, Cuiabá/MT.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Cristina 04/02/2021 às 00:00

    Amei a matéria!! Viva nossa cultura

 
Sitevip Internet