Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:09:45
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

15/02/2021 às 11:59

Exposição revive a história do carnaval cuiabano com acervo de fotografias do Misc

São dezenas de imagens que mostram a folia nas avenidas, ruas e clubes de Cuiabá desde a década de 1920

Maria Clara Cabral

Exposição revive a história do carnaval cuiabano com acervo de fotografias do Misc

Foto: Divulgação

Desfiles, blocos e festas de Carnaval estão suspensos em todo o país. Mas o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) encontrou, nesse contexto, uma oportunidade para reviver a memória de uma das principais manifestações da cultura brasileira na capital mato-grossense, com a exposição de seu acervo fotográfico.

Em 'Carnavais de todos os tempos', é possível reviver tradições carnavalescas da cuiabania em exibição no Goiabeiras Shopping, com entrada gratuita até o dia 10 de março.

São dezenas de imagens que reconstroem momentos marcantes nas avenidas, ruas e clubes de Cuiabá desde a década de 1920, passando pela tradição dos corsos carnavalescos (espécie de agremiação que promovia desfiles), blocos, escolas de samba e bailes nos salões da cidade. Destaque para o carnavalesco Jejé de Oyá.

"Antigamente, as festas tinham participações das famílias e, independente da classe social, todos viviam o momento de alegria. Era como dizia um enredo do Rio, o Carnaval é a maior caricatura, na folia o povo esquece a amargura, ou seja, o Carnaval é muito sentimento", relembra o diretor do Misc, Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva.

Cristóvão e gerente de Marketing do Goiabeiras, Aline Ferraz também destacam a importância para preservação do patrimônio imaterial de Cuiabá, que tem o "Carnaval muito enraizado na cultura popular", destaca Cristóvão.

"A exposição revive e preserva a memória dessas histórias fantásticas que nos emocionam. O Goiabeiras faz parte de muitos momentos de alegria e da tradição cuiabana", frisa Aline Ferraz.

A gerente também ressalta que o shopping segue as recomendações de biossegurança para evitar a contaminação da covid-19, com regras de distanciamento social, higienização e uso de máscaras.


Serviço

Exposição 'Carnavais de todos os tempos'
Quando:até 10 de março
Onde:piso térreo do Goiabeiras Shopping, em frente à loja Pezinho
Horário:das 10h às 22h
O shopping irá funcionar normalmente nos dias 15, 16 e 17 (segunda, terça e quarta-feira de Cinzas).
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet