Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
19:20:44
informe o texto

Notícias / Patrimônio

17/02/2021 às 13:02

Histórias da Casa Bem-Bem serão contadas em teatro de miniaturas e exposição fotográfica

O casarão histórico de estilo colonial já abrigou a tradicional Festa de São Benedito e saraus da cuiabania

Maria Clara Cabral

Histórias da Casa Bem-Bem serão contadas em teatro de miniaturas e exposição fotográfica

Liudmila Diaz e uma de suas caixas de Teatro Lambe-Lambe

Foto: Divulgação

Histórias da Casa de Bem-Bem, tradicional casarão que, por muito tempo, abrigou saraus cuiabanos ea Festa de São Benedito, serão contadas através do projeto 'Encaixotando histórias da Casa de Bem-Bem'. Com ele, memórias sobre o patrimônio histórico e cultural – hoje abandonado –, serão representadas através da técnica do Teatro Lambe-Lambe e acervo fotográfico.

Como resultado, narrativas
teatraisserão complementadas por uma exposição, composta por imagens do tradicional imóvel, resgistros desde sua fundação em meados de 1850 até os dias atuais. Serão selecionadas e digitalizadas 100 fotografias de amigos e familiares deConstança Figueiredo Palma, a saudosa Dona Bem-Bem.

Em processo de pesquisa e levantamento de acervo,
artista e pesquisadora Liudmila Diaz constata haver "muitas histórias soltas que até então não foram sistematizadas em uma única pesquisa. Então estamos fazendo esta junção entre o acervo fotográfico e a história".

Esta etapa consiste na coleta e registro de histórias, através de entrevistas com moradores e festeiros que frequentavam o casarão. Estas entrevistas também serão gravadas e fotografadas para compor o conteúdo artístico final.


Em seguida, as fotografias passarão por um processo de curadoria. Também em uma segunda etapa do projeto, serão confeccionadas três caixas de Lambe-Lambe, também conhecido por Teatro de Miniaturas: uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo, com dimensões próximas a de uma caixa de sapato.

Trata-se, portanto, de espetáculos de curta duração, apresentados a um espectador por vez.

Na última etapa do projeto, previsto para ser concluído em março, as caixas de Teatro Lambe-Lambe, juntamente com o registro fotográfico e áudio da pesquisa, serão apresentadas em espaços públicos de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. As datas e locais ainda não foram definidos, pois podem sofrer alterações diante da pandemia.

Democratizando o conhecimento

'Encaixotando histórias da Casa de Bem-Bem' é resultado da parceria entre a Cia Pé de Pano e o Instituto Homem Brasileiro (IHB), contemplado no segmento Artes Cênicas do Edital MT Nascentes, da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL), realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Tudo começou com uma pesquisa arqueológica e histórica feira no local pelo IHB. À ocasião, foram levantadas uma série de aspectos do cotidiano, uso e ocupação do casarão. Ciente da importância do material para a memória coletiva e a identidade social de Mato Grosso, portanto, a parceria com a Cia Pé de Pano foi a alternativa encontrada para que o conteúdo viesse a ser conhecido pelo público em geral em linguagens acessíveis.

"Aproposta é viabilizar, de forma lúdica e reflexiva, a apresentação de fragmentos que enfatizem a importância da memória histórica deste bem cultural, possibilitando a valorização do patrimônio material – representado pelo Casarão – e do patrimônio imaterial – relacionado às festas de São Benedito".

Casa de Bem-Bem

O Casarão em estilo colonial, tipicamente cuiabano, é conhecido como um dos mais tradicionais da capital e está situado na antiga rua do Campo (atual Rua Barão de Melgaço).Figura ilustre da sociedade cuiabana, Dona Bem-Bem foi anfitriã de diversas festas nas décadas de 70 e 80, principalmente as festividades de São Benedito.

A construção e seu contexto externo, quintal com mangueiras e outras árvores, são testemunhos de fragmentos da história mato-grossense. O casarão é uma singular representação de patrimônios materiais e imateriais que resistem ao tempo.

A Casa foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico. Todavia, apesar da relevância cultural e histórica, já passou por dois desabamentos, em 2017 e 2018, decorrentes da falta de cuidados necessários para sua manutenção.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Marlene Viega De Almeida 01/05/2022 às 00:00

    Parabéns pela iniciativa de manter viva a história da cidade, próxima vez que for em Cuiabá vou querer conhecer esse casarão

  • Luz Marina 01/05/2022 às 00:00

    Maravilhoso, emocionante . Tive a oportunidade de assistir, uma história linda, verdadeira, de uma casa e da dona Bem Bem. Que tempos lindos, onde as pessoas se importavam com seus semelhantes, sem orgulho, sem arrogância. Amei de Paixão

  • Júlio carcará 18/02/2021 às 00:00

    Muito interessante o assunto abordado, nossa história deve ser contada por gerações. O veículo de propagação e manutenção da memória é de uma singularidade ímpar, essa possibilidade de “contar individualmente” através do lambe lambe , gera uma cumplicidade muito profícua. Parabéns pela ideia e realização!

 
Sitevip Internet