Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:58:23
informe o texto

Notícias / Turismo

18/02/2021 às 14:09

Povo Balatiponé promoverá vivência em aldeia com roteiros turísticos de até semanas

Comunidade indígena de Barra do Bugres também receberá consultoria para orientações sobre valores e espaço que irá receber os visitantes

Maria Clara Cabral

Povo Balatiponé promoverá vivência em aldeia com roteiros turísticos de até semanas

Foto: Helena Corezomaé

Já pensou em vivenciar a cultura de um povo indígena de Mato Grosso por alguns dias ou semanas? A Aldeia Umutina, do povo Balatiponé, de Barra do Bugres, fica a 170km de Cuiabá, sendo a comunidade indígena mais próxima da capital, o que facilita o acesso dos visitantes. Todos os anos, ela recebe dezenas de alunos e professores do estado que vão até o território.

Contudo, o objetivo da comunidade é ampliar essa atividade através da Vivência Umutina-Balatiponé. Com o projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, a comunidade terá a oportunidade de elaborar pacotes e roteiros turísticos e culturais para que as pessoas conheçam o jeito de viver e ser do povo Umutina.

“Nosso povo tem uma cultura rica e nosso território tem muitas belezas naturais, que podem ser exploradas com o turismo sustentável. Com o apoio do projeto iremos elaborar pacotes e definir os valores que iremos cobrar para que visitantes conheçam a nossa comunidade”, o coordenador-proponente do projeto, Isaac Amajunepá.

Com isso, Isaac ressalta a importância do projeto para a geração de emprego e renda para a comunidade, que receberá uma consultoria que englobará desde orientações sobre o espaço que irá receber os visitantes ao preço que irão cobrar pelas atividades.

“Como explorar as belezas naturais? Que preço cobrar? Quais pacotes oferecer? Como utilizar o espaço da melhor forma? Todas essas questões serão discutidas e respondidas durante a oficina que será realizada em março com profissionais da área, no território”, explica Isaac Amajunepá.

‘Vivência Umutina-Balatiponé’ foi contemplada pelo edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SECEL).

Informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet