Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
02:27:38
informe o texto

Notícias / Bem-estar

19/02/2021 às 14:15

Gestantes atendidas pelo SUS terão assistência de artistas, doulas e psicóloga em Cuiabá

Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc promove oficinas para pacientes de unidades de saúde do Jardim Industriário e Pedra 90; programação terá rodas de conversa abertas

Entretê

Gestantes atendidas pelo SUS terão assistência de artistas, doulas e psicóloga em Cuiabá

Foto: Rafael Monteiro

Para quem traz uma criança ao mundo, a gestação pode ser encarada como um processo de "passagem". Um momento de intensas transformações no corpo, nas emoções e nas rotinas de muitas mulheres mães. Mas nem sempre essa passagem precisa - e nem deve - ser solitária: as doulas, por exemplo, são aquelas que têm a tarefa de “dar as mãos” durante a travessia.

Doulas dão suporte físico e emocional a gestantes, possibilitando a existência de um parto mais humanizado. Mas esse também pode ser um papel genuíno da arte; não à toa, ela é uma das principais ferramentas de trabalho destas profissionais, funcionando como um "elemento condutor".

"Há doulas que fazem a pintura corporal, entendendo a barriga como um lugar de beleza e sacralidade; outras que se dedicam a fazer o carimbo da árvore da vida com a placenta depois que o bebê chega. No puerpério, transformar as vivências do pós-parto em elementos de narrativa. Então são sempre caminhos muito atravessados pela arte", explica Daniela Monteira, artista, doula, mãe de três e membro da Associação de Doulas do Mato Grosso, a ADOMATO.

Daniela é proponente de um projeto que une artistas, doulas e uma psicóloga para amparar 20 gestantes e recém-mães atendidas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Jardim Industriário e Pedra 90, em Cuiabá.


Com o 'Ateliê Gestando Artes', as profissionais se instalam em um espaço no Jardim Industriário, onde ofertam oficinas artísticas e terapêuticas, todas às quartas-feiras e sábados, entre os dias 24 de fevereiro e 17 de abril.
​ As incrições podem ser feitaspelo (65) 99297-5205.

Vale ressaltar, crianças são bem-vindas e terão a assistência necessária para que suas mães possam realizar as atividades, que acontecem com todos os cuidados necessários contra o contágio de covid-19. As vagas são limitadas e as atividades acontecerão em área externa e ventilada. A equipe distribuirá máscaras, fará medição de temperatura e o local terá álcool em gel à disposição.

Também integram a programação rodas de conversas conduzidas pelas doulas da ADOMATO - Associação de Doulas do Mato Grosso, que é parceira do projeto e levará informações importantes sobre o processo de gestação e os direitos da gestante. Essa atividade acontece aos sábados, nos dias 6 e 20 de março, 03 e 17 de abril, e não tem necessidade de inscrições.

"Chegar dentro do bairro e das comunidades é trazer essa discussão para mulheres atendidas pelo SUS. Hoje temos políticas públicas caminhando, mas ainda precisamos cumprir com esse requisito principal da humanização, que é deixar o protagonismo acontecer onde ele tem acontecer", destaca Daniela.


'Ateliê Gestando Artes' é financiado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Programação

Às quartas-feiras, Daniela Monteiro dá início à programação com as oficinas de pintura (24/02 e 03/03). Na vida da artista plástica, que também é mestre em biologia, arte e a doulagem caminham juntas, da mesma forma que a gestação e o parto aparecem em suas pinturas.

A programação segue com a artista e pedagoga Alice Pereira, que realiza duas oficinas de manualidades (10 e 17/03) com as gestantes. Nas duas semanas seguintes, a artista Thaís Magalhães soma com as oficinas de modelagem em argila (24 e 31/03). Já a fotógrafa Ju Queiroz ensina técnicas de auto-retrato (07 e 14/03).

"A ideia é que a gente torne esse momento de passagem da gestação mais significativo e vivido em sua plenitude. Para isso, também precisamos aparar arestas das desinformações que acumulamos nos processos sociais e culturais, lapidar questões estruturantes do patriarcado e mergulhar nas emoções que atravessam esse momento", explica Daniela.


É por isso que, aos sábados, as rodas de conversa com a ADOMATO serão intercaladas com uma atividade de escuta terapêutica, também chamada de "oficina da palavra", realizada pela psicóloga e atriz Thaísa Soares. Nessa atividade, ela explica que a arte será um meio das participantes chegarem à palavra como modo de expressão.

"A gente vai utilizar alguns processos artísticos simples e acessíveis para que elas [as gestantes] encontrem maneiras de expressar coisas que às vezes ficam mais difíceis. Medos, angústias, desejos, dúvidas. É um modo, um momento, um espaço muito livre para que elas possam falar e ser escutadas", explica Thaísa.

No último dia, 17 de abril, o encerramento do ‘Ateliê Gestando Artes’ terá exposição das obras e fotografias realizadas pelas gestantes durante o processo de criação das oficinas, das 13h às 19h. Nesse dia, a entrada também será controlada, com limitações e medidas de segurança devido a pandemia.

A programação completa pode ser acompanhada pelas redes sociais, no Facebook e Instagram.

Serviço

Projeto Ateliê Gestando Artes
Data: 24 de fevereiro a 17 de abril
Horário de funcionamento: oficinas, escuta terapêutica e roda de conversa das 8h às 10h e das 15h às 17h. Exposição das 13h às 19h.
Endereço: Av. 30, qd. 23, casa 15, Bairro Jardim Industriário I.
Maiores informações: (65) 99297-5205 (WhatsApp) ou ateliegestandoarte@gmail.com.
Facebook: https://www.facebook.com/ateliegestandoarte
Instagram: https://www.instagram.com/ateliegestandoarte
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Andreza Moraes 20/02/2021 às 00:00

    Parabéns pelo trabalho, Dani! Ele é incrível e extremamente necessário.

 
Sitevip Internet