Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:46:31
informe o texto

Notícias / Música

22/02/2021 às 11:28

Billy Espíndola lança guitarra de cocho com dois braços e revoluciona sonoridades

O músico explica que além do desenho diferenciado do novo projeto, ele escolheu madeiras mais resistentes

Leiagora

Billy Espíndola lança guitarra de cocho com dois braços e revoluciona sonoridades

Foto: Assessoria

Billy Espíndola dá um salto rumo às sonoridades mundiais. Como de costume, o músico abraçou, outra vez, o amor pelo regional para suas invenções. Depois da guitarra criada a partir de uma viola de cocho em 2014, ele afunilou seus experimentos e acaba de lançar a Guitarra de Cocho Double Neck, uma versão mais avançada da primeira guitarra, sonoridade mais completa e dois braços.

O músico explica que além do desenho diferenciado do novo projeto, ele escolheu madeiras mais resistentes. Apesar da ideia ser antiga, o processo de construção durou cerca de três meses. "A primeira invenção foi feita a partir de madeira ximbuva e mangueira, além de levar um tampo, assim como a viola de cocho. A segunda tem traste em um corpo maciço de sucupira e pau ferro", especifica.

O instrumento foi apresentado ao público através das redes sociais, onde ele explica que o primeiro braço mantém a proposta da primeira guitarra de cocho, com escala destemperada (sem trastes), assemelhando-se a instrumentos como violino e violoncelo. No segundo braço Billy manteve a escala temperada e conseguiu reproduzir o som fiel de uma guitarra elétrica. "Agora é possível tocar country, blues, jazz, funk, neo soul ou qualquer outro gênero musical. Ficou mais fácil inserir o símbolo da nossa cultura em linguagens universais", comenta.

Por ser uma criação ousada, o inventor reforça que entre as coisas que mais tem convicção, é que não está propondo o novo para tentar tomar o lugar do antigo. Ele é um derivado da cultura tradicional e sabe o valor da “base” do que faz. “Tem espaço pra todo mundo brilhar, cada um do seu jeito”, explica.

Luthieria

Há dez anos trabalhando como luthier (quem constrói e conserta instrumentos), fez muitos experimentos e tornou o Toma Espaço Musical, sua empresa, onde integra ações musicais que variam entre estúdio e luthieria, um verdadeiro laboratório.

Porém, enfatiza que não manteve em segredo seu projeto. Para concretizá-lo contou com os melhores profissionais de luthieria de Mato Grosso, trocou informações, fez testes e, por fim, apresentou o resultado final. Para ele, o apoio dessas pessoas, marcas e empresas regionais fizeram toda diferença, pois é um projeto que além de tempo e muita pesquisa, precisou de investimento financeiro. Espíndola menciona como exemplo a parceria da Megasom, que para esta criação foi primordial.

Vendas

A venda de suas criações antes não eram o foco, mas algumas reproduções da primeira guitarra de cocho foram vendidas e chegaram a atravessar continentes ao alcançar países como a Alemanha. "Com um curta-metragem que ganhou prêmio em Portugal apresentando a história do surgimento da guitarra de cocho, a abertura pra este mercado ficou maior na Europa", acredita.

Alguns desses instrumentos também estão com músicos como Zeca Baleiro, Lenine e Flávio Venturine. Já com a guitarra de dois braços, mesmo que com pouco tempo lançada, já tem duas encomendas.

Guitarra gêmea

Apesar de Jimmy Page ter se tornado um ícone da guitarra de dois braços pela exibição do filme “The Song Remains The Same”, ele não foi o primeiro a se apresentar com uma. A primeira guitarra gêmea surgiu em 1955 e também era de madeira maciça, pesando quase quatorze quilos, razão pelo qual teve que ser redesenhada pelo inventor Semie Moseley, que também trabalhava como luthier em uma fábrica Bigsby de guitarras. Ele viu em um programa de TV o guitarrista de country Joe Maphis (considerado um dos guitarristas de country, folk e bluegrass mais influentes da música norte-americana) e, com agilidade entre as notas, convenceu o luthier Semie a lhe entregar seu instrumento e populariza-lo com a proposta de braços “gêmeos”.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet