Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:29:25
informe o texto

Notícias / Variedades

03/03/2021 às 11:20

Oficina de tingimento e estamparia vai capacitar mulheres da etnia Kurâ-Bakairi

A capacitação contribui para geração de renda e autonomia financeira

Leiagora

Oficina de tingimento e estamparia vai capacitar mulheres da etnia Kurâ-Bakairi

Foto: Divulgação

O projeto Kywagâ [sobre nós, que está sobre o corpo], contemplado no Edital MT Criativo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), pretende desenvolver peças do vestuário da moda indígena da etnia Kurâ-Bakairi. Cerca de 20 mulheres indígenas devem participar das oficinas que serão realizadas de 8 a 13 de março, na terra indígena Bakairi, em Paranatinga.

A oficina será ministrada pela arte-educadora e artista plástica, Rita Ximenes, que irá ensinar técnicas milenares de tingimento e estamparia. Para Rita “a oficina tem por objetivo desenvolver peças do vestuário com características próprias da etnia, contribuindo dessa forma com a moda indígena mato-grossense, que remete a memória ancestral de uma cultura que desenvolveu alto nível imagético por meio dos grafismos.”

A oficina tem o objetivo de apresentar técnicas de tingimento a partir do uso de plantas tintoriais da região. Respeitando o tempo da natureza em relação à extração do material, do tingimento, o qual é denominado de ecotingimento. Além de noções sobre distinção dos tecidos que melhor fixam as cores e todo o processo que envolve a estamparia, desde o desenvolvimento e a aplicação no tecido.

A proponente do projeto, Darlene Yaminalo Taukane, é membro da etnia e atua como coordenadora do Instituto YuKamaniru de Apoio às Mulheres Indígenas Bakairi. Darlene destaca que “a oficina é para despertar o interesse pela arte têxtil nas mulheres da nossa etnia, tem a finalidade de produzir peças singulares com características próprias do nosso povo, e que possam dar continuidade na produção de tintas e estamparia”.

A intenção é a posterior comercialização dos produtos, que deverá contribuir para a geração de renda e autonomia financeira das mulheres da comunidade indígena, por meio da iniciativa da economia criativa. É a inserção econômica e social do povo Kurâ-Bakairi.

Em razão da pandemia, a oficina ficará restrita ao povo da aldeia Kurâ-Bakairi, com a participação de 20 mulheres. A organização ressalta que a população indígena da aldeia já recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19, e que serão seguidos os protocolos de prevenção, como o uso de máscaras e álcool gel durante as oficinas.

Serviço

Projeto Kywagâ


Onde: Terra indígena Bakairi, Paranatinga-MT

Público: Mulheres indígenas Kurâ-Bakairi

Quando: De 08 a 13 de março

Informações: Isabel Taukane (65) 99272-2024
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet