Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
22:06:44
informe o texto

Notícias / Artes

05/03/2021 às 11:01

Escritores e artistas visuais são selecionados para prêmio no concurso Dixtopia

Mais de 300 trabalhos passaram pelo crivo da curadoria

Leiagora

Escritores e artistas visuais são selecionados para prêmio no concurso Dixtopia

Foto: Divulgação

Um projeto do portal Cidadão Cultura, o concurso de literatura e artes visuais Dixtopia já tem seus vencedores. Foram mais de 300 inscrições, mas apenas os 12 melhores trabalhos foram premiados com o valor de R$ 1 mil, além é claro, de serem divulgados em revista digital e impressa.

O exercício criativo de imaginar futuros distópicos provocou muitos artistas e escritores de Mato Grosso a soltarem sua criatividade. Editor da revista do projeto aprovado por edital estadual da Lei Aldir Blanc, Eduardo Ferreira celebrou a qualidade dos projetos e só lamentou pelo concurso não poder contemplar mais artistas. “Dói na carne cortar tantos trabalhos em condições de serem premiados. Os pareceristas sofreram muito com essa tarefa”.

Segundo Eduardo, “cenários futuros inesperados surgiram de mãos e mentes hábeis e esperamos que possam contribuir para a reflexão sobre o tempo presente e os espectros funestos que se avizinham”.

Agora, ele sonha com a continuidade do concurso. “Em um futuro próximo, quem sabe um futuro melhor, e que ele se torne, quem sabe, ‘um DIZ UTOPIA’”.

Mas de qualquer forma, viu-se que em meio ao cenário atual, totalmente árido, a arte é um refúgio. O resultado do exercício de pensar o futuro tomando como base o presente em breve será conhecido, com o lançamento da revista, previsto para abril.

Confira a lista de selecionados:

PRÊMIO LITERATURA:

Hell City 2050 – Tayná Meirelles

Os cemitérios não se farão na diferença – Vinícius Dallagnol Reis

Qualquer coisa combina com água e esperança – Ângela Coradini

Chá de revelação – Tiago Strassburger

As insalubres aventuras de Pereba e Lombriga – Thiago Costa Costa

A arte de Hefesto – Odair de Morais

ARTES VISUAIS:

Nem tudo está perdido – Silvano Júnior

WA0046 – Katiana Pereira

Cuiabágua – Fábio Poquiviqui

O paradoxo ambiental – Francimeire Fernandes Ferreira

Ilustração dixtopia – Arthur de Oliveira Adriano

Tristes trópicos pantaneiros – Patrícia Wolff Sampaio


Dixtopia

O projeto de concurso conta com a somatória de esforços de Marianna Marimon (diretora artística); Leonardo Roberto (produtor executivo); Eduardo Ferreira (editor da revista); Carol Marimon (produção); João Fincatto (diagramação); Alessandra Marimon (revisão) e Lidiane Barros (assessoria de imprensa).

Dixtopia é realizado com recursos do edital da Lei Aldir Blanc – viabilizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet