No dia 7 de março, às 12h (horário de MT), começou o SUMAC Sessions – 2ª temporada. O evento será transmitido no canal da SUMAC Records no YouTube durante oito domingos seguidos e dará a 26 músicos a oportunidade de apresentarem seus trabalhos autorais. Para democratizar o acesso, as transmissões terão tradução em libras.
As estrelas desse show têm em comum o desejo de empreender na música e para tanto, contam com o apoio da startup que dispõe de profissionais de diversas áreas – da técnica à comunicação dos produtos culturais, passando por assessoria de marketing e de negócios – e que ao acolher o artista dá a ele suporte para a criação artística.
Ao adentrar as portas do prédio no bairro Araés, os músicos encontram uma equipe engajada em projetá-los para além das fronteiras físicas, os apoiando na gravação e veiculação de seu trabalho. O projeto conta com incentivo da Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Cuiabá.
O proponente Henrique Taveira conta que o projeto nasceu em outubro de 2020 e em menos de um mês após o seu lançamento alcançou uma audiência de quase 700 mil visualizações no YouTube.
“Quando o artista adentra o estúdio, ele pisa descalço no tapete vermelho, sente-se em casa. Nesse clima intimista realizamos o registro em áudio e vídeo, durante a transmissão”, explica.
Na primeira temporada não houve qualquer investimento público, ressalta. “É com garra mesmo e claro, à base de muito planejamento, organização, parcerias e trabalho intenso dos artistas e da equipe da SUMAC. Os únicos recursos financeiros disponíveis foram utilizados para campanha de tráfego online”, explica o jovem que também é administrador.
Orquestrado pelo produtor musical Lucas Oliveira, todo o processo é feito por meio digital. E a ideia é criar um espaço que estimule a criatividade, o conhecimento, a coletividade colaborativa, participativa, organizada em rede, com gestão horizontalizada, no ambiente digital, atuante no segmento da música independente e autoral.
Lucas conta que a startup nasceu da vontade de movimentar o cenário artístico local. “Percebemos a dificuldade que os músicos da cena autoral e independente de Cuiabá e Mato Grosso tinham - e têm - de conectar as engrenagens da cadeia produtiva da música, de modo a alcançar o mercado consumidor e a possibilidade da sustentabilidade econômica”.
O passo seguinte foi criar, efetivamente, a ação que traria a ideia para o mundo real. “Nasceu então o primeiro e experimental produto da startup, a SUMAC Sessions, uma temporada de trabalho com foco na pesquisa, concepção, criação e execução cultural que resultou na gravação audiovisual de 12 artistas, 25 músicas, sendo 15 canções autorais e 10 releituras”, conta.
Dentre os nomes que participaram do projeto estão Manu Beltrão, Gabriel Bong, Terra, João Reis, Gabriel Dall’onder, Gabriel Jacob, para ficar em poucos exemplos. Estes artistas ganharam o mundo por meio do canal do SUMAC Sessions no YouTube, com difusão no Instagram e no Facebook.
2ª edição
Firmado o sucesso do projeto, viu-se a oportunidade de dar continuidade ao projeto. A 2ª temporada da SUMAC Sessions incluiu a veiculação total de músicas autorais, transformando-os em episódios inéditos que são compartilhados nos canais da internet, com a estratégia de circulação digital operada na primeira edição, no entanto, ampliada pela experiência adquirida.
Os artistas gravaram entrevistas que passam a ser exibidas antecipadamente ao lançamento da cada sessão, permitindo assim, que o público conheça um pouco da sua trajetória.
O primeiro dessa sequência de oito entrevistas sairá no dia 05 de março, como podcast e vídeos para Youtube e redes sociais, além de terem suas músicas registradas e disponibilizadas – em breve - em plataformas de streaming como Spotify e Deezer, entre outras. Desta forma criou-se um festival online que também é um álbum de coletânea ao vivo de artistas.
Serviço
Sumac Sessions Festival
Começa neste domingo (7), às 12 horas, horário de Cuiabá
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