Cuiabá, sábado, 20/04/2024
01:48:30
informe o texto

Notícias / Cinema

10/03/2021 às 13:33

Antes do mundo acabar: curta aborda HIV e cultura drag em Mato Grosso

O curta contou com pré-produção de três dias e foi filmado durante cinco dias no período de Carnaval

Leiagora

Antes do mundo acabar: curta aborda HIV e cultura drag em Mato Grosso

Foto: Divulgação

Em meio a solidão imposta pelo início da quarentena em Mato Grosso devido a pandemia da Covid-19, o produtor cultural mato-grossense Lucas Lemos encontrou nos vídeos do canal Tempero Drag, de Rita Von Hunty, companhia para os dias intermináveis e inspiração para novos projetos após a flexibilização das regras de distanciamento social.

Nove meses depois, por meio do edital emergencial MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, o curta-metragem “Antes do Mundo Acabar” foi aprovado e recebeu R$ 25 mil para execução por meio da Lei Aldir Blanc.

Com o projeto aprovado, Lucas reuniu um time de 14 pessoas, entre contratados e assistentes, para rodar o filme e a divulgação. O curta contou com pré-produção de três dias e foi filmado durante cinco dias no período de Carnaval. O enredo traz como temática além das questões do HIV – tema pouco explorado nas produções audiovisuais do Brasil e em Mato Grosso – o universo drag e as diferenças de classes sociais, com a pandemia como fundo.

“Em todos os detalhes, pensamos em valorizar a arte mato-grossense, as mulheres, os LGBTQI+ e a cultura brasileira, seja na trilha sonora, com a canção “Tá vendo seu moço”, já confirmada por Karola Nunes e também a música “Plus Size”, da cantora do gênero música gorda, Hend Santana. Já na direção de arte do apartamento do casal Geovane (Eros Sgorlon) e Ricardo (Caio Augusto Ribeiro), obras dão o tom da narrativa, assinadas pelos artistas Henrique Magalhães, Gilmar Xavier, Seu Ely, Carla Renck, Tami Gondo Lage, Adriano Figueiredo, Xico Macedo, Maurício Mota, Hugo Alberto e Gilmar da Ilha. Além disso, foi gerada economia direta e indireta com transporte, alimentação e a remuneração de toda a equipe envolvida, fomentando a economia local”, disse Lemos.

Além dos artistas já mencionados, Bárbara Eugênia, destaque na música nacional, também confirmou a faixa “Por aí”, que faz parte da primeira sequência de cenas do filme. Nomes como Johnny Hooker e Clarice Falcão também estão sendo cotados para fazerem parte da trilha sonora do curta. Latitude Filmes - Duflair Barradas, Estúdio Fenda, Tucum Camisaria, Bazar Okan, Leandro Brito, Anne Mathilde e Use Passífica são alguns dos apoiadores do projeto.

“Se fazer cinema no Brasil não é tarefa fácil, imagina em Mato Grosso. E vejo que Antes do Mundo Acabar traz esse caráter de resistência não só pelo roteiro, mas também em relação ao nosso fazer artístico nessa terra que, mesmo diante das dificuldades enormes, está sendo possível graças ao incentivo de uma lei federal e do apoio da classe artística. Mas, não devemos esquecer que medidas como essas devem ser tomadas com mais frequência, para que a classe possa ter condições sustentáveis de se manter trabalhando com o mercado artístico”, completou Lucas.

Conforme o cronograma do projeto, o lançamento do curta-metragem será realizado no dia 31 de março, no Dia Internacional da Visibilidade Trans. Devido à crise do coronavírus, a produção ainda não definiu se haverá lançamento físico, mas neste dia o filme estará disponível ao público no canal do YouTube oficial. Para mais informações, siga as redes sociais @antesdomundoacabarcurta, no Instagram, e Antes do Mundo Acabar Curta, no Facebook.

Sinopse

O filme conta a história de Pedro, um adolescente periférico, que vive com a HIV, gordo e fã de Rita Von Hunty, por isso, sonha em ter um canal no YouTube nos moldes de Tempero Drag para discutir questões sociais, gênero e LGTQI+, contudo, esbarra na limitação financeira para filmar e produzir. Ele conta com a ajuda do casal o maquiador Geovane e músico Ricardo, de classe média, para que ajudá-lo na realização do sonho.

Em meio à pandemia da Covid-19, os amigos ficam receosos a princípio, mas decidem que vão ajudar e que seria melhor Pedro ir para casa deles durante um período de 15 dias, assim, todos se cuidariam juntos, caso pegassem o vírus e não ofereceriam riscos a outras pessoas. No decorrer desse processo de criação, começa a surgir um clima de muita parceria entre os três e uma possível paixão entre o casal e o amigo, que é atravessada pelos vírus e inseguranças de todo adolescente.

Ficha Técnica

Realização: Salve Filmes
Atores: Lucas Fortes (Pedro); Eros Sgorlon (Geovane) ; e Caio Augusto Ribeiro (Ricardo).
Figuração: Rafael Versalli (Entregador de Água)
Direção, Produtor Executivo e Roteirista: Lucas Lemos
Produção: Isabelle Fanaia
Assistente de Produção: Emília Top’Tiro
Diretores de Fotografia: João Pedro Régis e Jorge Queiroz
Operador de Câmera: Jorge Queiroz
Operador de Osmo: João Pedro Régis
Iluminação: João Pedro Régis
1º Assistente de Câmera: Gabriel Lenz
Logger: Isabelle Fanaia
Diretor de Som: Bruno Taveira
1º Assistente de Áudio: Isabella Betina
Mixagem: Bruno Taveira e Isabella Betina
Masterização: Gabriel Lenz
Diretora de Arte: Ana Carolina de Mello
Figurino: Ana Carolina de Mello
Maquiagem: Eros Sgorlon
Edição: Sophia Cardoso
Assessoria de Imprensa: Débora Siqueira
Planejamento de Marketing: Construindo Universos Social e Lucas Lemos.
Media: Rhayssa Carvalho e Fernanda Hermann
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet