Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:22:52
informe o texto

Notícias / Artes

13/03/2021 às 12:00

Escute um quadro de Kandinsky: novo projeto do Google permite ouvir cores

Play a Kandinsky: um experimento que permite que o usuário “ouça” uma cor, simulando por alguns instantes a sensação (e a condição) que tomava o artista diante de uma flor, um pôr do sol, uma peça de roupa, um céu azul

Hypeness

Escute um quadro de Kandinsky: novo projeto do Google permite ouvir cores

O quadro Yellow-Red-Blue, pintado por Kandinsky em 1925

Foto: Wikimedia Commons

Para o grande pintor russoWassily Kandinsky, umacornão era algo para ser apreciada somente com os olhos: ele tambémera capaz de “ouvir” as cores, como se uma tonalidade fosse um instrumento, e um quadro soasse tal qual uma sinfonia.

Foi baseado nessa singular e potente inspiração do gênio russo, o Google desenvolveu o experimentoPlay a Kandinsky(Toque um Kandinsky, em tradução livre), capaz de tornar, como fazia Kandinsky, cores emmúsicas. Intitulada “sinestesia”, essa condição e estranha capacidade moveu o artista a criar algumas dasmais importantes obras abstratas da modernidade.

Trata-se de uma plataforma interativa que permite que o usuário “ouça” uma cor,simulando por alguns instantes a sensação (e a condição) que tomava o artista diante de uma flor, um pôr do sol, uma peça de roupa, um céu azul. O experimento interativo é, claro, uma interpretação artística sobre a experiência da sinestesia, que “traduz” em sons epeças musicaisuma determinada tonalidade ou de detalhe ou parte de um quadro de Kandinsky.


O instrumento e o sentimento de cada cor

Desenvolvido pelo Google Arts & Culture em parceria com o Centre Pompidou, de Paris, a plataforma parte de algumas cores isoladas sobre “telas” digitais, com sons diretamente ligados a cada parte da palheta –vermelho é uma cor que “soa” com violinos, amarelo como trompetes, e azul como o som de um órgão, em relação determinada a partir do que dizia o próprio artista quando “ouvia” as cores.

Em seguida, a plataforma oferece a possibilidade de “escutar” o quadro Yellow-Red-Blue (Amarelo-Vermelho-Azul), de 1925, obra que causou espanto à época em sua época, misturando as cores primárias que batizam o quadro com uma série de formas e traços, com o objetivo de justamente associar as tonalidades às emoções. Pois Kandinsky também tinha tal sintoma em sua sinestesia: para ele, o amarelo provocava sensação de sufocamento, o vermelho de inquietação, e o azul lhe trazia uma calma paradisíaca. Assim, clicando em diferentes partes do quadro, o usuário pode “ouvir” a sinfonia pintada pelo artista, e até mesmo criar sua própria obra-prima de cores e sons.

O legado de Kandinsky – para além da pintura

Se hoje aassociação entre cores, formas e sentimentos– e a ideia de quecores e formas abstratas disparam sentimentalidades profundas– pode parecer elementar e evidente, tal conclusão também se deve pelo sucesso e o impacto que o trabalho e o pensamento de Kandinsky no mundo.

É claro que a sonoridade e as próprias peças musicais oferecidas pelo experimento Play a Kandinsky não são necessária ou exatamente os sons que o pintor russo ouvia diante das cores – a música da plataforma é uma interpretação livre e artística criada pelos artistas sonorosAntoine BertineNSDOS, inspirada nos extensos escritos do artista russo e inteligência artificial.

Confira o Play a Kandinsky aqui.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet