Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
21:05:26
informe o texto

Notícias / Cinema

17/03/2021 às 11:45

Coletivo Quariterê realiza mostra de filmes de cinema negro

Sessão Afrocine On-line acontece entre os dias 17 a 20 de março de 2021

Leiagora

Coletivo Quariterê realiza mostra de filmes de cinema negro

Foto: Divulgação

O Coletivo Audiovisual Negro Quariterê realiza a Sessão Afrocine On-line entre os dias 17 a 20 de março de 2021. Com o tema “Cinema afro-atlântico e a Diáspora Negra”, a mostra é uma continuidade do projeto AfroCine que, antes da pandemia, circulava por diversos espaços como cineclubes e escolas, na capital Cuiabá e cidades do interior de Mato Grosso, realizando exibições gratuitas de filmes do cinema negro.
Com fomento da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, através da Secretaria Municipal de Cultura Esportes e Lazer de Cuiabá (SMCEL), a Sessão Afrocine será realizada de forma virtual. O público pode assistir gratuitamente os filmes selecionados no site https://quaritere.com.br a partir do meio-dia até meia noite (horário de MT).
A programação conta com 8 filmes nos formatos curta, média e longa metragem e tem curadoria assinada pelo escritor e diretor Wuldson Marcelo. Serão realizadas duas lives com convidados especiais: uma na noite de 17 de março, abertura com a presença da Prof.ª Dra. Edileuza Penha; e na noite de encerramento, dia 20 de março com a presença do Prof. Marco Aurélio Corrêa. As lives serão transmitidas pelo Instagram @quaritere.
O tema da sessão afrocine on-line surgiu dos diálogos entre membras e membros do Coletivo Quariterê, que vivenciando o isolamento social, refletem sobre as possibilidades de conexão e trocas, a partir de Mato Grosso com o continente africano e a sua Diáspora. O intuito é visibilizar as narrativas pluriculturais, apresentar pautas e temas que conectam afrodescendentes em todo o mundo através das produções audiovisuais negras.
O Coletivo Audiovisual Negro Quariterê nasceu em 2017 com a missão de propor, debater, influenciar e monitorar políticas públicas nos âmbitos municipal e estadual que convergem em ações afirmativas para inclusão de profissionais negros em toda a cadeia produtiva do segmento audiovisual.
Serviço:
Sessão Afrocine 2021 “Cinema Afro-atlântico: A Diáspora Negra”
Exibição de filmes gratuita de 17 a 20 de março, a partir do meio-dia até meia noite no site: www.quaritere.com.br
Observação: horário local de MT.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 17/03 quarta-feira
Filme 1 - Filhas de Lavadeiras (Direção de Edileuza Penha de Souza. Documentário, 2019, 22 min.)
Filme 2 - Balé de Pé no Chão - A Dança Afro de Mercedes Baptista (Direção de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro. Documentário, 2005, 17 min.).
19 horas - Live de abertura no instagram @quaritere com a convidada Edileuza Penha de Souza
Dia 18/03 quinta-feira
Filme 3 - Chico Rei Entre Nós (Direção de Joyce Prado. Documentário, 2020, 95 min.)
Filme 4 - Travessia (Direção de Safira Moreira. Documentário, 2017, 5 min.)
Dia 19/03 sexta-feira
Filme 5 - Rainha (Direção de Sabrina Fidalgo. Ficção, 2016, 31 min.)
Filme 6 - Nome de Batismo - Alice (Direção de Tila Chitunda. Documentário, 2017, 25 min.)
Dia 20/03 sábado
Filme 7 - Em Busca de Lélia (Direção de Beatriz Vierah. Documentário, 2017, 15 min.)
Filme 8 - Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás (Direção de Renato Barbieri. Documentário, 1998, 53 min.)
19 horas - Live de encerramento no Instagram @quaritere com convidado Prof. Marcos Aurélio
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet