Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:34:52
informe o texto

Notícias / Cinema

18/03/2021 às 11:38

Do roteiro à edição: Programa de capacitação em audiovisual está com inscrições abertas

A iniciativa oferece 11 cursos gratuitos nas áreas de roteiro, direção, produção, fotografia, captação de som, edição e figurino

Leiagora

Do roteiro à edição: Programa de capacitação em audiovisual está com inscrições abertas

Foto: Pixabay

Estão abertas as inscrições para os cursos do Programa de Capacitação Profissional em Audiovisual para Mato Grosso - o Zoom. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio do Programa de Desenvolvimento de Economia Criativa, a iniciativa oferece 11 cursos gratuitos nas áreas de roteiro, direção, produção, fotografia, captação de som, edição e figurino. Veja lista completa no final.

O Zoom foi lançado nessa quarta-feira (16.03), em evento online que contou com a participação de Irene Ferraz, diretora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro do Instituto Brasileiro de Audiovisual (IBAV), instituição responsável pelas capacitações. Quem acompanhou o lançamento também pôde assistir a palestra ‘Os desafios do Audiovisual na atualidade’, ministrada pelo diretor, produtor e roteirista Flávio Tambellini.

Para o titular da Secel, Alberto Machado, a formação é muito importante à qualificação profissional da cadeia produtiva audiovisual em Mato Grosso.

“É uma iniciativa importante para preparar e consolidar o setor audiovisual mato-grossense. Com um mercado em constante transformação, a capacitação de nossos profissionais é fundamental para receber mais recursos e possibilitar mais produções no estado. Esses cursos possibilitam avanços para todo o setor e também para a economia que, com certeza, será movimentada com mais e melhores produções”, destaca o secretário.

Durante o lançamento, o secretário adjunto de Cultura da Secel, José Paulo Traven, explicou ainda que o programa de capacitação faz parte da contrapartida do Governo do Estado ao edital de produção de obra audiovisual de 2017 promovido em parceria com Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (Ancine).

“Essa oportunidade de capacitação com a nossa contrapartida ao edital foi uma reivindicação dos profissionais da área audiovisual. É um setor bem organizado em Mato Grosso, que tem se esforçado muito e que merece essa oportunidade de se qualificar ainda mais. Tenho certeza de que todos aprenderemos muito”, relembra Traven.

Ministrada por professores atuantes no mercado nacional, as capacitações são direcionadas a jovens e adultos com ensino médio completo e, preferencialmente, com experiência no setor audiovisual. As inscrições estão abertas até o dia 07 de abril na página do Programa Mato Grosso Criativo, na plataforma sympla (www.sympla.com/matogrossocriativo).

O Programa é dividido em cursos online e presenciais que vão de 27 de abril a 1º de agosto. Devido à nova crise da pandemia no país, os cursos agendados para o primeiro semestre serão realizados em formato digital. Já os cursos que acontecem a partir de julho terão aulas presenciais em Cuiabá (MT).

Cada pessoa pode se inscrever em apenas um curso e, caso haja vagas remanescentes, uma outra fase de inscrições será aberta aos inscritos que se interessarem por mais um curso oferecido em período diferente do primeiro escolhido. O regulamento do programa com os critérios de seleção estão disponíveis no espaço de inscrição de cada curso.

Instituto Brasileiro de Audiovisual/ Escola de Cinema Darcy Ribeiro

O Instituto Brasileiro do Audiovisual – IBAV é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1998 com o objetivo de promover a educação e a cultura por meio da formação profissional, do ensino e da pesquisa, visando o desenvolvimento e o fortalecimento do setor audiovisual no país. Para isso, fundou no Rio de Janeiro, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

A excelência do ensino é assegurada por um corpo docente formado por professores atuantes, profissionais de diversas gerações que constituem o que há de melhor na produção audiovisual do Brasil.

Confira os cursos do programa Zoom:

Elaboração de Roteiro

Data: 27/04 a 15/06 (online)

Inscrição: AQUI

Introdução de roteiro para série

Data: de 27/04 a 15/06 (online)

Inscrição: AQUI

Montagem e edição

Data: 03/05 a 02/06 (online)

Inscrição: AQUI

Criação de Figurino para Mídias Audiovisuais

Data: 08/05 a 26/06 (online)

Inscrição: AQUI

Pós-produção e Finalização

Data: 08/05 a 26/06/2021 (online)

Inscrição: AQUI

Direção Audiovisual

Data: 03/07 a 01/08 (presencial)

Inscrição: AQUI

Direção de Produção

Data: 03/07 a 01/08 (presencial)

Inscrição: AQUI

Assistente de Direção

Data: 03/07 a 01/08 (presencial)

Inscrição: AQUI

Fotografia Digital

Data: 10/07 a 25/07 (presencial)

Inscrição: AQUI

Captação de Som para Audiovisual

Data: 10/07 a 25/07 (presencial)

Inscrição: AQUI

Direção de Arte

Data: 17/07 a 01/08 (presencial)

Inscrição: AQUI
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet