Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
01:44:03
informe o texto

Notícias / Patrimônio

20/03/2021 às 09:13

Plataforma digital das famílias da Casa Barão de Melgaço ganha reforço

Projeto contemplado em edital da Secel utiliza equipamentos de última geração para garantir a qualidade na digitalização do acervo

Leiagora

Plataforma digital das famílias da Casa Barão de Melgaço ganha reforço

Foto: Divulgação

Em processo de execução para lançamento em abril, o projeto Plataforma Digital das Famílias da Casa Barão de Melgaço é desenvolvido com equipamentos de última geração, locados recentemente para qualificar o trabalho de digitalização dos documentos e demais imagens que integram o acervo.

Datado da segunda metade do século XIX até a segunda do século XX, o precioso acervo contém documentos pessoais e familiares, produções intelectuais inéditas e já publicadas, e fotografias que pertenceram às famílias Mendonça, de Estevão e Rubens, e Rodrigues, de Firmo e Dunga. Os documentos fazem parte do arquivo da Casa Barão de Melgaço e contam a história dos ilustres membros do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-grossense de Letras.

Com a aprovação do projeto no edital MT Criativo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos da Lei Aldir Blanc, em breve o acervo será disponibilizado digitalmente na íntegra, possibilitando seu acesso a todos os interessados.

Instalados na sala inferior da varanda da Casa Barão de Melgaço, os equipamentos locados irão garantir a qualidade dos documentos digitalizados, oferecendo aos pesquisadores o conteúdo em alta resolução, todo catalogado e com a inserção de palavras-chaves que facilitarão as pesquisas.

“O objetivo desse esforço é o de tornar as informações em imagens de alta qualidade, a fim de que o consulente possa reproduzir as imagens, aproveitando-as em seus trabalhos”, afirma a idealizadora do projeto, a professora doutora Elizabeth Madureira Siqueira.

A professora explica ainda que cada família está dividida em grupos facilitadores de pesquisa, que incluem: documentos pessoais, documentos de família, produção intelectual (original e publicadas), universo de interesse e fotografias.

Na plataforma digital, os pesquisadores poderão acessar diretamente os acervos das famílias, acionando os grupos facilitadores e os documentos formatados em pdf.

"Esperamos, com isso, que sejam desenvolvidos mais estudos científicos sobre Mato Grosso, sua produção intelectual e personalidades ligadas à sua trajetória”, destaca Elizabeth.

Com informações da Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet