Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
10:28:57
informe o texto

Notícias / Cinema

01/04/2021 às 12:00

Secel oferece 11 cursos gratuitos de capacitação profissional em audiovisual

As aulas serão ministradas por professores da renomada Escola de Cinema Darcy Ribeiro do Instituto Brasileiro de Audiovisual; Inscrições seguem até 07 de abril

Entretê

Secel oferece 11 cursos gratuitos de capacitação profissional em audiovisual

Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Foto: Divulgação

Seja na produção de filmes de variadas categorias, na estratégia de marketing de conteúdo digital ou para treinamentos e educação, a linguagem audiovisual se destaca cada vez mais. E para assegurar a qualificação dos profissionais do setor em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) promove o Programa de Capacitação Profissional em Audiovisual para Mato Grosso, o Zoom.

De 27 de abril a 1º de agosto, serão oferecidos 11 cursos gratuitos para diversas funções da cadeia produtiva do audiovisual, abrangendo as áreas de roteiro, direção, produção, fotografia, captação de som, edição e figurino. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de abrilna página do Programa Mato Grosso Criativo, na plataforma sympla:www.sympla.com/matogrossocriativo.

Os cursos agendados para o primeiro semestre serão realizados em formato online. Já os cursos que acontecem a partir de julho terão aulas presenciais em Cuiabá (MT).

As capacitações serão ministradas pelo Instituto Brasileiro de Audiovisual/ Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que conta com corpo docente formado por professores atuantes e profissionais reconhecidos no setor de produção audiovisual no Brasil.

Para a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, o setor do audiovisual está em constante transformação e requer iniciativas para qualificação de seus profissionais.

“Mesmo com a pandemia, a importância do audiovisual para a economia criativa só vem crescendo. É um setor que ainda mantém uma boa perspectiva financeira, já que a tendência é ter cada vez mais pessoas assistindo vídeos. Por isso, fizemos questão de buscar uma das mais renomadas escolas de cinema do país para realizar essas qualificações. Esperamos que muita gente aproveite a oportunidade”, enfatiza Keiko.

Conheça os cursos oferecidos.

Elaboração de Roteiro

O roteirista de programas e de cinema, João Avelino, ensinará técnicas e conceitos para o desenvolvimento de argumento de roteiro cinematográfico.As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, em formato online, de 27/04 a 15/06.

Mais informações e inscriçãoAQUI.

Introdução de roteiro para série

Ministrada pela roteirista Monica Solon, a capacitação traz técnicas e conceitos para o desenvolvimento de argumento de séries. As aulas também acontecem às terças e quintas-feiras, em formato online, de 27/04 a 15/06.

Mais informações e inscriçãoAQUI.

Montagem e edição

O curso apresentará conceitos, procedimentos técnicos, relações de trabalho e exercícios práticos de montagem e edição de produtos audiovisuais. Quem ministra é a montadora Tatiana Gouveia. Aulas online às segundas, quartas e sextas-feiras, de 03/05 a 02/06.

Mais informações e inscriçãoAQUI.

Criação de Figurino para Mídias Audiovisuais

Ministrado pela produtora de moda e figurinista, Babita Mendonça, o curso traz conceitos, narrativas e técnicas de figurino, do trabalho em equipe à construção do projeto com pesquisa e criação dos personagens. As aulas serão ministradas em formato remoto, sempre aos sábados, de 08/05 a 26/06.

Mais informações e inscriçãoAQUI.

Pós-produção e Finalização

João Paulo Rei, que já coordenou a finalização de centenas de longas-metragens, é quem ministra o curso. Durante as aulas, o professor apresenta conceitos e técnicas de pós-produção, como correções de cor, aplicação de elementos gráficos e efeitos especiais e tratamento de som e imagem. Aulas online aos sábados, de 08/05 a 26/06/2021.

Mais informações e inscriçãoAQUI.

Direção Audiovisual

Considerando a perspectiva da direção, o curso abrange os principais elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, como enquadramento, posição e movimento de câmera, continuidade, captação de imagem e som, montagem, pós-produção e finalização. Aulaspresenciais ministradas pelo diretor, documentarista e roteirista Victor Lopes, aos sábados e domingos, de 03/07 a 01/08.

Mais informações e inscriçãoAQUI.

Direção de Produção

A capacitação oferece aprendizado sobre a função, planejamento e instrumentos de gestão do diretor de produção audiovisual. A ministrante é Márcia Bessa, que atua desde 1992 com produção cultural, cinema e audiovisual, educação superior e pesquisa. Aulas presenciais aos sábados e domingos, de 03/07 a 01/08.

Mais informações e inscriçãoAQUI.

Assistente de Direção

O curso aborda o trabalho do assistente de direção, apresentando as ferramentas, responsabilidades e funções e conta ainda com exercícios práticos. Ministradas pela diretora Clara Linhart, as aulas serão oferecidas presencialmente, aos sábados e domingos, de 03/07 a 01/08.

Mais informações e inscriçãoAQUI.

Fotografia Digital

Por meio de conceitos e exercícios práticos, o curso apresenta conhecimentos básicos da fotografia digital, análise das estéticas cinematográficas e narrativas fílmicas, bem como a interface da fotografia nas etapas dos projetos audiovisuais. O experiente Rodrigo Assad, queatua nas áreas de direção, fotografia e motion design, é quem ministraráas aulas presenciais, sempre aos sábados e domingos, de 10/07 a 25/07.

Mais informações e inscriçãoAQUI.

Captação de Som para Audiovisual

O desenhista de som, músico, compositor, diretor de áudio e diretor cinematográfico, Ricardo Mansur, é quem ministra o curso que traráconceitos, técnicas e exercícios práticos para a construção sonora no audiovisual. Aulas presenciais, aos sábados e domingos, de 10/07 a 25/07.

Mais informações e inscriçãoAQUI

Direção de Arte

A poética visual, a cenografia, o figurino e os objetos estarão na programação do curso que traz noções conceituais, práticas e técnicas da direção de arte. As aulas serão ministradas presencialmente pela diretora de arte, Ana Paula Cardoso, aos sábados e domingos, de 17/07 a 01/08.

Mais informações e inscriçãoAQUI.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet