Cuiabá, sábado, 20/04/2024
00:27:20
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

07/04/2021 às 09:17

Músicos de MT fazem a trilha sonora do aniversário de Cuiabá

O vídeo será lançado nesta quinta-feira (8), às 10h, nos canais do YouTube dos artistas, para a celebração dos 302 anos de Cuiabá.

Músicos de MT fazem a trilha sonora do aniversário de Cuiabá

Foto: Divulgação

No aniversário de Cuiabá, três grandes talentos mato-grossenses se unem para presentear a cidade com uma bela produção audiovisual. O projeto, intitulado “Por Todo Canto – João Ormond convida Maurício Detoni e Ana Rafaela”, traz 16 canções, fruto de parcerias do “Violeiro do Pantanal” com diversos artistas, seja nas letras ou nas gravações, que ilustram o talento e a versatilidade do trio, cuja história musical está intimamente ligada à Capital.

Os cantores Ana e Maurício nasceram em Cuiabá e hoje estão radicados, respectivamente, em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (SP). Já João Ormond, natural de Alto Paraguai, despontou para a música na capital mato-grossense e hoje divide-se entre ela e Jundiaí, no interior paulista, onde fica seu estúdio/escritório. Quer dizer, são como embaixadores que revelam a qualidade musical e cosmopolita da cidade para o restante do país.

Eles mostram isso muito bem no audiovisual que será lançado nesta quinta-feira, 8 de abril, às 10h, nos canais do YouTube dos artistas, tornando-se uma trilha sonora muito especial para a celebração dos 302 anos de Cuiabá. Sem o regionalismo de costume, mas sem esquecer as raízes, Ormond apresenta um trabalho voltado para a música mundial - a World Music -, passeando pelo Reggae, o Samba Reggae, a Bossa Nova, o Forró, o Folk, o Rock Rural e a música caipira.

Segundo Ormond, o audiovisual foi a forma encontrada para levar ao público um pouco do que seria o projeto original. A ideia era realizar um show beneficente em Cuiabá, em que receberia Ana e Maurício. Com o agravamento da pandemia e das medidas de restrição, isso se tornou impraticável. Até mesmo uma live seria complicado de realizar, frisa. Então optou-se por uma apresentação gravada, em clima intimista, onde os três alternam apresentações em solos, duos e trios.

O repertório tem como base o álbum independente “Por todo Canto”, lançado em 2019 e disponível nas plataformas de música. Todas as 10 faixas do disco estão presentes, somando-se a alguns clássicos e sucessos de Ormond, como “Eu Nasci Com Asas”, que lançou com Zé Geraldo, “Nunca é Tarde Para Brilhar”, gravada com Adriana Farias (do Barra da Saia), e Miosótis, registrada com Ana Rafaela, entre outras. Comparece também “Pra Terra”, de Maurício Detoni, uma declaração de amor a Cuiabá e ao Mato Grosso.

Belas canções, músicos talentosos e estilos diferentes de cantar tornam “Por Todo Canto – João Ormond convida Maurício Detoni e Ana Rafaela” um trabalho único que enche de orgulho o “violeiro do Pantanal”. “São artistas do mais alto quilate e eu me senti muito honrado de tê-los nesse projeto. Foi uma química bacana que rolou. Acredito que conseguimos produzir uma obra cativante e atemporal que agora apresentamos como um singelo presente à Cuiabá. Uma retribuição à cidade que tantas alegrias e oportunidades nos proporcionou e se tornou fator decisivo para alçarmos voos mais longínquos”, ressalta.

A satisfação também é demonstrada pelos parceiros de projeto. “Fiquei muito feliz, muito honrado por ter sido convidado pelo João para participar desse projeto tão bonito. Um projeto que fala muito de mim também porque tem um pé em Mato Grosso, um pé na minha terra natal, que foi onde conheci o João e Ana Rafaela. Então ter me juntado esse grupo foi muito gostoso”, conta Maurício. Segundo ele foi também uma oportunidade de manter o que já se tornou tradição. “É mais uma oportunidade para dar os parabéns a Cuiabá. Eu sempre presto alguma homenagem desde que saí da cidade há mais de 20 anos. Nesse show tenho a felicidade de ter uma canção minha chamada Pra Terra, que fiz em 1997. É uma honra, uma grande alegria que essa canção esteja aí sendo distribuída através de grandes amigos meus”, finaliza.

“É um alívio, um suspiro bom em meio a esse caos que estamos vivendo. Ver esse resultado tão lindo, com artistas da terra e a gente podendo fazer esse trabalho daqui de São Paulo, reunindo profissionais incríveis e queridos, para mim foi um grande presente”, enaltece Ana Rafaela. Para a cantora, foi muito bom poder comemorar o aniversário da Capital com um projeto que é histórico. “É isso, Cuiabá fazendo história em São Paulo e para o mundo. Está na internet, está no mundo. Tenho muito orgulho de fazer parte disso”, comemora.
“Nos preocupamos em apresentar uma produção muito bem feita. Com captação profissional de som e imagem. Gostamos muito do resultado. Gravamos o que queríamos gravar, do jeito que queríamos gravar. Superou todas as expectativas”, analisa Ormond, aproveitando para frisar que houve uma preocupação grande em relação à saúde de todos os envolvidos. “Gravamos em São Paulo mesmo, em uma chácara, dentro das normas de segurança, músicos com máscaras, distanciamento, lugar aberto”.

E por falar na equipe, Ormond destaca a produção da Stage Pocket e a participação de grandes músicos de apoio na gravação, como Cássio Soares (bateria), Gabriel Nanni (baixo), Rafael Cabello e Rafael Virgulino (acordeon) e Rafael Amarante (violão/guitarra).

“Por Todo Canto – João Ormond convida Maurício Detoni e Ana Rafaela” foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc por meio de edital da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet