Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
16:12:01
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

12/04/2021 às 11:10

Líder quilombola de MT é homenageada com documentário e exposição

Justina Ferreira completa 65 anos no dia do lançamento do projeto

Paulo Henrique Fanaia

Líder quilombola de MT é homenageada com documentário e exposição

Foto: Teo de Miranda/Divulgação

Um documentário e uma exposição virtual, ambos intitulados “As Mãos Beneditas de Justina”, estreiam nesta terça-feira (13), às 19h, no site daAssociação Quilombola Acorquirim.

Contemplado pelo edital Conexões Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite e promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos da Lei Aldir Blanc, o projeto narra a história de Justina Ferreira, mulher quilombola de Mato Grosso, pertencente ao Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento-MT.

O filme traz os relatos da própria Justina, que completa 65 anosno dia da estreia, e de moradores da comunidade, em um misto de reconhecimento a essa mestra da cultura de Mato Grosso e a luta pela sobrevivência dos aprendizados repassados pelos seus antepassados. Justina narra tudo que viveu e como procura repassar para os mais novos o conhecimento herdado de seus pais e avós.
Já a exposição virtual conta com imagens de João Almeida, Téo Miranda e de alguns membros da própria comunidade que foram capacitados durante uma oficina audiovisual realizada durante a execução do projeto.

Gilda Portela, curadora da exposição, conta que a ideia é que "a exposição seja transpassada pelo espirito da reciprocidade, solidariedade e pelo trabalho coletivo que enxergamos na vida da mestra homenageada, que manteve viva a comunidade Quilombola Mutuca".

Gilda ainda diz que “outro elemento de destaque é que a identidade étnica quilombola deve ir além da resistência cultural; a evocação da cosmogênese das memórias ancestrais seja ressaltada como elemento principal através da temática: 'nossos ancestrais são rainhas e reis'. Vemos nas imagens uma Justina que comanda a cozinha, que embala doce, que é mãe, avó, que lutou para permanecer nesse território, mas também descendente de reis e rainhas".


Documentário e Exposição Virtual “As Mãos Beneditas de Justina”

Dia 13 de abril de 2021, às 19h no site:www.acorquirim.org.br- O Site entra no ar no dia da estreia.
Facebook:https://www.facebook.com/mestresdaculturamt
Trailer oficial no YouTube:https://www.youtube.com/watch?v=V0ILxcx74Lk

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet