Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
03:49:15
informe o texto

Notícias / Patrimônio

12/04/2021 às 11:14

Capucine Picicaroli é tema de exposição e lançamento de livro

Projeto reúne 120 obras que ilustram as várias séries artísticas de sua carreira

Túlio Paniago

"Olhos de Caleidoscópio" homenageia a vida e a obra da artista plástica Capucine Picicaroli, falecida em 2018 após lutar contra um câncer. A exposição multimídia foi inaugurada neste final de semana e permanecerá até o dia 22 de abril na Galeria de Artes Lava Pés. A entrada é gratuita, de segunda à sexta, das 10h às 18h. E, devido à pandemia, também poderá ser visitada virtualmente pelo endereçowww.olhosdecaleidoscopio.com.br.

O projeto – selecionado pelo Edital Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), via Lei Aldir Blanc – reúne projeções de alta resolução de 120 obras que ilustram as principais séries artísticas de Capucine, como As Marias, México Imaginário, 16...Conte Outra Vez, Pássaros e Outras Coisas, Estações, Regional e Circo.

“Minha mãe amava a vida e a arte. Isso que vamos mostrar com uma exposição moderna e muito mais segura neste momento de pandemia”, garante Ayla Picicaroli, filha da artista. Ela conta que a ideia do projeto surgiu da necessidade de voltar a ver as obras da mãe expostas, bem como “mostrar ao público tudo o que ela foi e representa para o mundo das artes”.

As 120 obras condensam o perfil artístico de Capucine, que já chegou a expor no Museu do Louvre (França), além de Estados Unidos, Finlândia e Uruguai. Caracterizadas por pinceladas marcantes e um colorido inconfundível, suas telas retratam de forma única o universo dos contos infantis, a fé, os aspectos culturais, religiosos e lúdicos, sempre com forte presença feminina.

Além disso, momentos marcantes da carreira da artista também estarão expostos, por meio de fotos e figurinos. A exposição ainda conta com uma medalha que Capucine recebeu da Academia Francesa de Arte e alguns trabalhos que ela não teve tempo de finalizar.

A visitação segue todas as medidas de segurança, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Monitores estarão no local para garantir a entrada de, no máximo, 10 pessoas por vez, evitando assim aglomerações e mantendo uma distância segura entre os presentes.
Livro Infantil

Uma atração à parte na exposição é o livro “A Menina Capu e as Tintas Mágicas”, de Marta Cocco, imortal da Academia Mato-grossense de Letras. Ilustrado com obras de Capucine Picicaroli e também lançada no último final de semana, o livro foi selecionado pelo Edital MT Nascentes, via Lei Aldir Blanc.

A publicação leva a uma viagem fascinante pelos contos infantis, conduzida por uma personagem espevitada, peculiar e muito divertida. O enredo mistura realidade e ficção para apresentar às crianças o universo maravilhoso pintado pela artista.

Quem adquirir o livro também contribui com o CECI - Centro Especializado em Câncer Infanto Juvenil, anexo ao Hospital Estadual Santa Casa, que receberá 50% do valor arrecadado com as vendas dos exemplares.

SERVIÇO

O que: Exposição Olhos de Caleidoscópio
Data:Até 22 de abril
Horário:10hàs 18h
Local:Galeria Lava Pés – Secretaria Estadual de Cultura (Secel) /Av. Lava Pés, bairro Goiabeiras
Informações:(65) 99259-7457 (WhatsApp), com Emelly


Com Assessoria
Fotos: Arquivo Pessoal
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet