Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:41:44
informe o texto

Notícias / Patrimônio

13/04/2021 às 11:24

Dona Domingas exalta importância cultural do siriri em “Pílulas de Cuiabania”

Segundo episódio da série tem a fundadora do grupo Flor Ribeirinha como protagonista

Túlio Paniago

Dona Domingas exalta importância cultural do siriri em “Pílulas de Cuiabania”

Foto: Divulgação

Domingas Leonor (ou simplesmente Dona Domingas) protagoniza o segundo episódio de “Pílulas Cuiabanas”, série criada pela prefeitura de Cuiabá em homenagem ao 302 anos da capital. A fundadora do Flor Ribeirinha conta um pouco da história do siriri e destaca a história e força desta dança que tem sua origem indígena e que costuma embalar as tradicionais festas de santo.

“Casa música é um passo, é um ritual. [...] É uma dança muito alegre, muito aconchegante. É bem forte, um ritual de batuque mesmo, com tamborim, com viola [de cocho], com ganzá. É um repicado muito lindo, então a gente não aguenta ficar parado. Eu não aguento”, confessa Domingas no vídeo.

Nascida e criada na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Domingas Leonor personifica um dos símbolos culturais de Mato Grosso. Ela é fundadora do Flor Ribeirinha, grupo que tem levado o siriri e o cururu para várias partes do mundo, inclusive foi premiado em importantes eventos internacionais de dança, como no Festival Internacional de Arte e Cultura, na Turquia (18°Festival Buyukçekmece), no qual se sagrou campeão em 2017.

“É inquestionável a importância cultural do siriri para Cuiabá. Com esse episódio nos lembramos da alegria dos quintais cuiabanos, cheios de vida e musicalidade e com esperança, mantemos a chama acesa de dançarmos juntos novamente”, comenta a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob.

A série de vídeos “Pílulas de Cuiabania” conta com a participação de figuras conhecidas do público. No primeiro episódio, Lioniê Vitório, ator e produtor cultural conhecido por dar vida a personagem Nico, da dupla humorística Nico e Lau, relembrou a história da fundação de Cuiabá e busca pelo ouro ao lado do ator e escritor Ito Silva. Ao longo do mês de abril, serão lançados vídeos de momentos e símbolos que marcaram a construção da capital de Mato Grosso.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet