Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:47:11
informe o texto

Notícias / Literatura

13/04/2021 às 15:14

Vida e obra de escritor cacerense é registrada em documentário e site

Legado de Natalino Ferreira Mendes se funde à própria história cultural de Cáceres

Túlio Paniago

Vida e obra de escritor cacerense é registrada em documentário e site

Foto: Arquivo Pessoal

O projeto “Natalino Ferreira Mendes: um mestre da cultura mato-grossense”, contemplado no Edital Conexão Mestres da Cultura - Marília Beatriz de Figueiredo Leite, prevê o registro, em diferentes plataformas midiáticas, da vida e obra do escritor homeneageado.

Para tanto, foi necessário um minucioso trabalho de
pesquisa que resultou na criteriosa seleção dos inéditos e arquivos históricos do autor. O resultado desta imersão estará disponível em um documentário e um site, que, juntos, contarão a história do professor Natalino, cuja trajetória se funde com a própria história cultural de Cáceres.

Além do documentário, parte de sua obra publicada – e já esgotada – será digitalizada e ficará à disposição do público no site. A previsão é que o documentário e o site sejam lançados em junho deste ano.

Também está em edição uma obra inédita, em dois volumes, intitulada “Fragmentos da história cultural de Cáceres (e outros fios da memória)”. O lançamento destes livros será de forma remota, de 20 de abril a 10 de junho, em instituições, grupos e núcleos de pesquisa das Universidades e escolas púbicas e particulares de Cáceres.

O trabalho visa a difusão do seu legado histórico-cultural e, a médio prazo, irá impulsionar as atividades dos eventos de comemoração do Centenário de seu nascimento, em 2024, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico Cáceres (IHGC) com apoio da família.
Pioneiro ao tratar de obras sobre a história da fundação e da administração política de Cáceres, ele escreveu a cidade em prosa e em verso, além de possuir uma folha de serviços prestados à educação, ao poder público e à comunidade.

O conjunto de sua obra constrói um panorama histórico e sociocultural de significativo valor documental e memorialístico, colocando Cáceres no macrossistema de representação nacional e internacional.

O mestre homenageado

Natalino Ferreira Mendes nasceu em Cáceres, no dia 3 de janeiro de 1924 e faleceu em 23 de dezembro de 2011, aos 87 anos, também na cidade natal. Desempenhou diversas funções ao longo de sua carreira profissional.

Foi diretor e professor do Instituto 11 de Março e do Colégio Estadual Onze de Março. Também foi Secretário de Administração, de Desenvolvimento Social e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Cáceres.

O professor Natalino ainda foi membro da Academia Mato-Grossense de Letras, onde ocupou a cadeira 15, a qual é atualmente ocupada pela sua filha Olga Maria Castrillon-Mendes. Além disso, também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico Cáceres (IHGC).

Obras esgotadas e digitalizadas

Algumas das obras de Natalino estão sendo digitalizadas e serão disponibilizadas no sitehttp://www.natalinoferreiramendes.com.br/,que está em fase de finalização. Leitores e pesquisadores terão acesso às seguintes obras: História de Cáceres – História da Administração Municipal (1ª e 2ª edições); Efemérides Cacerenses (volumes 1 e 2); História de Cáceres (Tomo II) – Origem, Evolução, Presença da Força Armada; Memória Cacerense; Anhuma do Pantanal; e Pássaro Vim-vim.

Participam deste projeto escritores, professores e representantes institucionais: Eduardo Mahon (Escritor e PPGEL/UNEMAT), Edson Flávio Santos (PMC/Núcleo Wlademir Dias-Pino/PPGEL/UNEMAT), Linnet Mendes Dantas (FAPAN/UNEMAT/IHGC), Paulo S. Fanaia Teixeira (IHGC), Maria do Socorro S. Araújo (ProfHistória/UNEMAT/IHGC), Neuza Zattar (IHGC), Maria Elisabete N. de Oliveira e Jocineide C. M. de Sousa (CEFAPRO), Acybe de Souza Coutinho (Escola “Natalino Ferreira Mendes”) e Maria do Carmo Silva (Escola Municipal/PNE).
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet