Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
02:13:45
informe o texto

Notícias / Literatura

14/04/2021 às 09:52

Pit Stop Literário distribui livros gratuitamente nas ruas de Cuiabá

Biblioteca Estevão de Mendonça promove ação na manhã desta quinta (15.04)

Túlio Paniago

Pit Stop Literário distribui livros gratuitamente nas ruas de Cuiabá

Foto: Christiano Antonucci

Este mês começou com o Dia Internacional do Livro Infantojuvenil (02.04), pouco depois se comemorou o Dia Nacional da Biblioteca (09.04), no próximo domingo será a vez Dia Nacional do Livro Infantil (18.04) e fecha as celebrações literárias com o Dia Mundial do Livro (23.04). Não por acaso se convencionou chamar Abril do Livro.

E para fazer jus à data, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) abriu as portas e vai distribuir gratuitamente livros na rua, nesta quinta-feira (15.04), das 9h às 12h, na avenida Getúlio Vargas e na rua 13 de junho, no centro de Cuiabá. Trata-se do Pit Stop Literário, que ocorre justamente nestas ruas adjacentes à biblioteca que é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O Pit Stop Literário conta com a parceria de livrarias e editoras locais que doaram mil obras de vários gêneros literários. Os livros não foram incorporados ao acervo da Biblioteca Estadual e serão entregues devidamente higienizados e com informativo sobre prevenção à Covid-19.

Idealizada por Helena Maria da Costa e Elienes Moreira, servidoras da Biblioteca, a iniciativa será efetivada com o apoio de outros servidores, estagiários e voluntários, que farão a entrega dos livros aos veículos que passarem pela localidade durante a atividade.

“A ideia é estimular a prática de leitura em casa durante o período de restrições sociais devido à pandemia. Vamos celebrar este mês incentivando o livro como uma ótima companhia”, explica Waldineia Almeida, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e uma das articuladoras da ação.

A ação segue todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde do estado de Mato Grosso, bem como as regras de higienização e tratamento dos livros preconizadas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet