Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:41:05
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

15/04/2021 às 12:20

Portal reúne artesãos de MT para auxiliar na venda de produtos durante pandemia

Comercialização de artesanato em feiras, exposições e locais de grande circulação diminuiu muito neste período

Túlio Paniago

Portal reúne artesãos de MT para auxiliar na venda de produtos durante pandemia

Foto: Divulgação

Assim como outras classes artísticas, os artesãos têm enfrentado sérias dificuldades para viver do seu trabalho durante a pandemia, afinal as possiblidades de comercialização dos produtos em feiras, exposições e locais de grande circulação foram reduzidas ou até anuladas. Então, visando auxiliar os artesãos neste delicado momento, foi criado o Portal do Artesanato Mato-grossense.

O site, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), disponibiliza uma breve biografia e o contato dos artesãos. “Não temos onde comercializar e, com o site, abrimos a oportunidade de comercializar em qualquer lugar do país ou do mundo”, comenta Duílio Sampaio, 61, mestre violeiro que já está no catálogo.

Entretanto, até o momento, este catálogo conta com apenas 11 artesãos e não disponibiliza exemplares das obras. Segundo a assessoria da Sedec, o portal ainda está em construção e será implementado aos poucos, e acrescenta que todos os artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Mato-grossense deverão ser inseridos em breve, além de ressaltar que a Secretaria está aberta a novos cadastros.

Todavia, apesar de ainda estar em construção, o portal já se apresenta como uma esperança em tempos de tamanha crise. “Antes da pandemia, eu vendia de 15 a 20 violas de cocho por mês. Eu ia aos eventos e fazia meu trabalho ao vivo, para todo mundo ver. Agora, as vendas caíram 80%”, relata Duílio. Além de violas de cocho, ele também produzganzá, mocho, violão e outros instrumentos.

Leonice da Silva, 59, se dedica há 30 anos ao artesanato de peças em barro e argila. Ela coordena oColetivo Ceramistas do Mato, grupo que agrega mais de 30 artistas de diversas cidades do Estado. “A gente tem a técnica, faz o nosso trabalho, mas na hora da divulgação precisa deste apoio. O site veio para ajudar neste momento sensível”, afirma.

A Sedec estuda a possiblidade de ligar o site com o Mercado Pago, o que facilitaria ainda mais a comercialização entre artesãos e compradores. Os artesãos podem tirar dúvidas com a Coordenadora do Artesanato da Sedec pelo telefone (65) 3613-0007.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet