Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
11:39:32
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

15/04/2021 às 14:37

Projeto reúne mestres de capoeira de MT e da Bahia em evento online

A iniciativa é fruto da parceria entre o grupo Quilombo Angola (MT) e o Bando Maré de Março de Capoeira Angola e Samba de Roda (BA)

Túlio Paniago

Projeto reúne mestres de capoeira de MT e da Bahia em evento online

Foto: Ilustrativa

O primeiro “Webinar pela Capoeira Angola” acontece neste final de semana. O evento conta com a presença de mestres de Mato Grosso e da Bahia que irão compartilhar experiências pela plataforma digital Zoom. O objetivo é promover e debater o ensino e aprendizado da capoeira angola. As atividades são abertas e gratuitas a todos os interessados. Para participar, basta acessar o link disponível na bio do@quilomboangola.

Serão encontros diários com média de uma hora e meia de duração. Na sexta-feira (16.04), às 19h, o responsável por conduzir o encontro é o professor Éverton Medeiros, do grupo Quilombo Angola (MT). No sábado (17.04), às 9h, tem oficina com o Mestre Guaxini do Mar, do Bando Maré de Março (BA). E no domingo (18.04), às 9h, ocorre a “Vivência e ritualização da capoeira angola”, com o Mestre Olavo, do Grupo Quilombo Angola (BA).

O projeto conta com a parceria do grupo Quilombo Angola, que tem como mestre Olavo Perri, e que desenvolve há 12 anos um projeto de extensão na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e com o Bando Maré de Março de Capoeira Angola e Samba de Roda, da Bahia, do mestre Guaxini do Mar.

O Webinar marca o encerramento do “Curso online de iniciação à capoeira angola em Mato Grosso”, que teve início em janeiro. A iniciativa foi contemplada pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Curso Online

O curso teve duração de quatro meses. As aulas foram ministradas pelo professor Éverton Medeiros e contou com participantes de vários estados brasileiros, como Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Bahia.

Os encontros tiveram, em média, 57 pessoas presentes, inclusive do exterior, como é o caso de Fernando Lazanco, de Córdoba, Argentina. “Me encanta muito a forma que o professor Éverton transmite a dinâmica, os movimentos e as ideias do mestre Olavo no jogo de capoeira”, destacou Fernando.

De Feira de Santana, na Bahia, o motorista de aplicativo Carlos Barreto de Santana, conhecido como Cravo da Maré também vem acompanhando as aulas.“Muitos professores e mestres deram aulas nesse novo formato. A arte se adaptou bem. As aulas foram bastante didáticas e explicativas. Gostei da oportunidade de participar”, relata.

TesteOprofessor Evérton acredita que as aulas online tem sido uma maneira de se manterem em forma e unidos durante pandemia. “A capoeira é desenvolvida no coletivo. A gente aprende no coletivo, indo nas aulas, nas rodas, trocando experiências com os professores e os mestres. Mas o treinamento individual é importante para preparar o corpo para fazer os movimentos”, explica.

Programação
16.04 (sexta-feira), às 19h - Oficina de Capoeira Angola - Professor Éverton
17.04 (sábado), às 9h - Oficina de Capoeira Angola - Mestre Guaxini do Mar
18.04 (domingo), às 9h - Vivência Ritualização e Dinâmica da Capoeira Angola - Mestre Olavo
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet