Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
03:47:16
informe o texto

Notícias / Patrimônio

16/04/2021 às 11:28

Prefeitura apresenta projeto de revitalização do centro e novo Mercado Municipal

Prevê-se a requalificação da região central, melhorias na mobilidade urbana e um grande Mercado Municipal

Túlio Paniago

Prefeitura apresenta projeto de revitalização do centro e novo Mercado Municipal

Foto: Divulgação

Em coletiva de impressa realizada na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito Emanuel Pinheiro apresentou um projeto de Parceria Público Privada para a revitalização do Mercado Municipal Miguel Sutil, bem como a requalificação da região central, com mudanças substanciais na Praça Alencastro e na mobilidade urbana como um todo, afinal se propõe o desenvolvimento de um sistema inteligente de estacionamento rotativo, além da disponibilização de bicicletas elétricas.

A previsão é que o edital de concorrência para a realização das obras seja lançado até o final de julho. Após essa etapa, será firmado um contrato com a empresa vencedora e a expectativa é que a ordem de serviço seja dada até o final de setembro. Segundo o prefeito, o prazo de entrega é de 18 a 24 meses, o que significa que a conclusão deve ocorrer no segundo semestre de 2023.

“Não é sonho de verão, não é utopia. Esse daqui é o futuro de Cuiabá. E é um futuro que é para daqui a pouco”, comentou Emanuel, que classificou o projeto como a criação de uma “cidade inteligente, integrada, com uma perspectiva cada vez mais visionária e moderna para nossa tricentenária capital”.

As principais obras podem ser separadas em quatro eixos: construção de um Novo Mercado Municipal; intervenções na Praça Alencastro; requalificação das vias da região Central de Cuiabá, incluindo a implantação de mobiliário urbano; e implantação de estacionamento rotativo tecnológico.

O responsável pelo projeto, Arthur Oliveira, explica que o estudo, iniciado em fevereiro do ano passado, foi produzido a partir de pesquisas de campo com a população e que preza pela requalificação, mobilidade, ocupação e segurança. Mas também pontoou que ainda não é definitivo, portanto está sujeito a possíveis adequações caso estas sejam necessárias.

A manutenção de todas estas obras ficaria sob responsabilidade da própria empresa vencedora da licitação, que pretende gerar receitas por meio das vagas do novo sistema de estacionamento rotativo e da publicidade de totens eletrônicos nos pontos de ônibus.

Novo Mercado Municipal

Trata-se de uma proposta ambiciosa, que prevê a construção de um edifício de quatro andares, sendo que o último seria um estacionamento com cerca de 600 vagas (586 carros e 20 motos). A fachada seria toda de vidro com amplo espaço interno para os estabelecimentos comerciais.

Praça Alencastro

A Praça Alencastro também deve ser bastante modificada. Há a previsão de uma galeria de lojas e quiosques e um espaço para shows. O projeto ainda prevê um estacionamento subterrâneo sob a explanada com vagas para 126 carros e um jardim suspenso, além de um bicicletário. Apesar das mudanças, Arthur Oliveira assegura que “a concepção arquitetônica da praça Alencastro não será alterada”.

Estacionamento Rotativo e Mobilidade Urbana

A proposta de mobilidade urbana passa pela criação de um sistema rotativo de estacionamento. Esse mecanismo informatizado funcionaria através de um aplicativo, pelo qual o usuário teria acesso, em tempo real, à disponibilidade de vagas nos estacionamentos do centro. Seriam disponibilizadas cerca de 3 mil vagas para este novo sistema.

Os pontos de ônibus também passariam a contar com sistema de mobilidade inteligente, bem como totens de informação eletrônica. As praças do centro teriam bancos com repetidores de Wifi, estações com equipamentos de ginástica e rack para bicicletas elétricas.



Foto: Luiz Alves
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet