Cuiabá, sábado, 20/04/2024
01:42:21
informe o texto

Notícias / Cinema

16/04/2021 às 15:54

Sesc disponibiliza programação on-line de festival de cinema mais longevo de SP

Sesc Melhores Filmes conta com 35 produções - nacionais e internacionais - que foram destaque em 2020

Túlio Paniago

Sesc disponibiliza programação on-line de festival de cinema mais longevo de SP

Foto: Divulgação

Realizado pelo Sesc São Paulo, o Festival Sesc Melhores Filmes é a mostra de cinema mais longeva da capital paulista. A sua 47ª edição oferece ao público de todo o país, na plataforma Sesc Digital, uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaque em 2020, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema. A programação, que conta com 35 filmes, segue até o próximo dia 5 de maio. Confira mais detalhes e assistaneste link.

Por conta da pandemia, este é a segundo ano consecutivo que o evento acontece no formato online. Porém, embora perca por não mais proporcionar a chamada experiência de cinema, a opção ganha no que diz respeito à abrangência de público, até porque parte dos filmes exibidos possui recursos de acessibilidade (legendas open/close caption, libras e audiodescrição).

“Procuramos conciliar qualidade artística e sua popularização, através de estratégias mediativas voltadas à acessibilidade – em diferentes acepções – dos conteúdos. Nas circunstâncias presentes, a gratuidade das exibições on-line, as ferramentas tecnológicas voltadas a pessoas com deficiências visuais e auditivas e a constituição de uma programação que incorpora o voto popular por meios remotos demonstram que é possível criar canais mais amplos e abrangentes para a recepção da produção cinematográfica contemporânea”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

A programação anual é escolhida democraticamente pelo público e pela crítica. Os filmes que participaram da votação deste ano foram aqueles lançados comercialmente nas salas de cinema de São Paulo em 2020. Confira alguns dos títulos a seguir:


Contemporâneos

O público poderá ver e rever títulos como o documentário da Macedônia do Norte,Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov; o aclamado drama francêsRetrato de Uma Jovem Em Chamas, de Céline Sciamma; o britânicoVocê Não Estava Aqui, de Ken Loach, e o franco-belgaO Jovem Ahmed, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne.
Os nacionaisTrês Verões, de Sandra Kogut,Sertânia, de Geraldo Sarno,Fim de Festa, de Hilton Lacerda,Pacarrete, de Allan Deberton, eBabenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz, também estarão disponíveis, porém no formato "on demand", que é por 24 horas, uma semana ou até o término do festival.

Clássicos

Além dos filmes mais votados de 2020, o festival presenteia o público com sessões especiais de clássicos premiados em edições passadas, como o alemãoA Vida dos Outros(2006), de Florian Henckel von Donnersmarck, o inglêsSegredos e Mentiras(1996), de Mike Leigh, e o francêsMeu Tio da América(1980), de Alain Resnais.

Homenagens

E ainda apresenta uma homenagem à atriz brasileira Marcélia Cartaxo, com a exibição dos filmesA História da Eternidade(2015), de Camilo Cavalcante, eA Hora da Estrela(1985), de Suzana Amaral, vencedor do Festival de Cinema de Berlim, com os prêmios da Confederação Internacional de Cinemas de Arte e o Urso de Prata de Melhor Atriz para Marcélia.

Abril Indígena

Na Faixa Especial Abril Indígena, são exibidos os filmes brasileirosSerras da Desordem(2006), de Andrea Tonacci, eMartírio(2017), de Vincent Carelli, Tatiana Almeida e Ernesto de Carvalho - também premiados nos Melhores. O projeto Abril Indígena integra o Programa Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, que aborda questões relativas aos povos originários, com objetivo de valorizar e difundir a diversidade cultural no Brasil.

Atividades paralelas

E uma série de atividades paralelas fecha a programação do festival. Pensadores e profissionais do cinema se reúnem para debater temas importantes e atuais na sociedade e no audiovisual, como por exemplo:Cinema Negro em Várias Telas;Histórias Indígenas e o Brasil em Ruínas;Cinema Nordestino Contemporâneo: Uma Só Identidade?; eA Fotografia no Cinema: Sertânia e Pacarrete. O CineSesc ainda oferece um curso prático gratuito sobrePodcasts de Cinema.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet