Cuiabá, sábado, 20/04/2024
00:17:16
informe o texto

Notícias / Cinema

19/04/2021 às 11:14

Filme sobre Vera Capilé é dirigido pela filha e reúne artistas de MT

Habel Dy Anjos, Dona Domingas, Deize Águena, Vitória Basaia, Glória Albuês, Ivens Scaff e Lúcia Palma são alguns dos nomes

Túlio Paniago

Filme sobre Vera Capilé é dirigido pela filha e reúne artistas de MT

Foto: Divulgação

A cantora Vera Capilé fez aniversário no fim do mês passado, dia 29, quatro dias depois de Juliana Capilé, nascida em 25 de março. A dupla de arianas celebrou as datas em meio à produção de “Filhote desse lugar”, documentário sobre a mãe (Vera) dirigido pela filha (Juliana). Aliás, o lado materno da protagonista não é novidade para a diretora, que agora passa a percebê-la também a partir de outros perspectivas.

“Esse lado de mãe eu já conhecia, claro. Mas foi muito emocionante ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre ela, o quanto ela é amada, como se tornou referência para outros artistas e de como os amigos têm tanto apreço por uma pessoa que consideram generosa e solidária”, comenta.

Juliana, que recentemente teve o curta-metragem “O menino e o ovo” premiado no Utopia Film Festival, colheu relatos de amigos e parceiros artísticos de Vera, como Habel Dy Anjos, Dona Domingas, Deize Águena, Vitória Basaia, Júlio César Carvalho, Glória Albuês, Ivens Scaff, Lúcia Palma e Jaime Okamura. E até pessoas que não estavam previstas no roteiro inicial se sentiram convidados a participar.

“Dois depoimentos extras vieram justamente da nossa equipe de filmagem. Nosso diretor de fotografia, Duflair Barradas, e o eletricista, Luciano Marquis, não se contiveram. Foram inundados pela emoção. Duflair contou quando ele a viu cantando pela primeira vez, foi que ele entendeu a singularidade de nossa cultura”, adianta.

Vera Capilé comemora seis décadas de carreira neste ano. Ela começou a cantar ainda menina e, graças ao talento, dedicação e carisma, conquistou lugar de honra entre os notáveis da cultura mato-grossense, não por acaso foi uma das selecionadas no edital Mestres da Cultura, idealizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Quem inscreveu o projeto foi a atriz e produtora cultural Tatiana Horevicht. E, além do documentário, a mestra da cultura ainda será homenageada com outras duas iniciativas: um livro, organizado pelo historiador Luiz Gustavo Lima e uma coletânea em CD, com clássicos de sua carreira. O lançamento destes três produtos está previsto para abril.

Conversa de mãe pra filha

Após gravar todas as entrevistas previstas e imprevistas, a conversa reservada a Vera foi deixada para o último dia de filmagem. O local escolhido foi a própria casa da cantora, que vive em uma chácara tranquila e rodeada de verde. Ela estava bastante à vontade, com os pés no chão e o violão a tiracolo.

“A gente já tinha ouvido um monte de histórias sobre ela, essas várias visões que as pessoas tinham nos mostrado. E quando a gente viu aquela pessoa despojada, desapegada de qualquer vaidade, a gente entendeu ainda mais de onde vem tanto carinho e admiração por esta mulher. É uma honra fazer um filme sobre minha mãe”, revela Juliana.

A diretora destaca ainda o relato do companheiro de Vera, professor Waldir Bertúlio. “Além de elogiá-la muito, ele trouxe uma visão dessa música de raiz, de como essa cultura original a toca tanto e de como isso é forte na música, na carreira dela”.

Por fim, Juliana destaca o clima aprazível do set. “Foi mágico trabalhar com Duflair, parceiro de outras tantas produções, Luciano, Robson, Rose, João e Miyagi, que nos deixou precocemente... Tatiana é outra pessoa incrível, como ela é gigante no que faz. Além de atuar na produção executiva, buscou conhecimento para auxiliar também na assistência de direção. Enfim, as pessoas traziam coisas boas e saíam de lá energizadas pela união da equipe e inspirados por Vera”.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet