Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:24:38
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

20/04/2021 às 08:48

Mato Grosso terá Centro de Línguas Ameríndias

São 48 grupos étnicos que falam cerca de 34 línguas diferentes no estado

Entretê

Mato Grosso terá Centro de Línguas Ameríndias

Foto: Renato Soares

AUniversidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) finalizou o processo de aprovação da criação do Centro de Línguas Ameríndias (Clam) em suas instâncias colegiadas. O espaço será voltadopara o ensino, pesquisa e extensão e irá ofertar cursos de línguas originárias, em especial as faladas em Mato Grosso.

O Clam também irá promoverpesquisas para documentação dessas línguas e servirá como espaço para execução deações de extensão voltadas para o ensino de línguas em aldeias indígenas. Um grande diferencial desse Centro é a participação de professores indígenas que fazem parte tanto do corpo docente, como do Conselho Superior do Centro, e irá funcionar no Câmpus de Barra de Bugres, onde já abriga a Faculdade Indígena Intercultural.

Em Mato Grosso, existem 48grupos étnicos que falam cerca de 34 línguas diferentes e cujos estudos descritivos dessas línguas estão em diferentes estágios. A maioria dessas línguas se ligam a dois troncos linguísticos: Tupi e o Macro-jê, mas há também línguas isoladas como o Myky, Manoki e Trumai, além do complexo linguístico Nambikwara.

No entanto, as pesquisas em desenvolvimento na Unemat demonstram que apesar dessa grande diversidade linguística presente no Estado, que conta com povos monolíngues em sua língua ancestral, há também comunidades que já perderam suas línguas e hoje falam exclusivamente o português.

A Unemat acredita que o Centro de Línguas Ameríndias vai possibilitar que linguistas indígenas e não indígenas possam se formar e qualificar de forma a contribuir para problematizar, estudar e documentar as línguas ancestrais que são faladas em Mato Grosso.

Com a funcionamento do Centro de Línguas Ameríndias deverão ser oferecidos para a comunidade indígena e não indígena cursos de curta duração, em especial das línguas ancestrais existentes em Mato Grosso, além de outras línguas naturais como o português, inglês e espanhol, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

E ainda será um espaço para pesquisa e documentação. Também espera-se que o Centro possa contribuir com a produção de material didático específicos, tradução/versão de textos canônicos, como o que a versão da Declaração dos Direitos Universais – cuja versão foi feita pela Unemat para a língua Xavante – para línguas indígenas.

Com Assessoria - Governo do Estado de Mato Grosso
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet