Cuiabá, quarta-feira, 17/04/2024
23:53:03
informe o texto

Notícias / Literatura

20/04/2021 às 13:06

Pesquisadora lança livro sobre obra de Ricardo Guilherme Dicke

“A estética de Dicke: entre o sublime e o grotesco” será lançado nesta terça-feira em evento virtual

Túlio Paniago

Pesquisadora lança livro sobre obra de Ricardo Guilherme Dicke

Foto: Divulgação

O livro “A estética de Dicke: entre o sublime e o grotesco”, da professora Shirlene Rohr de Souza, será lançado nesta terça-feira (20.04), às 20h. O evento será transmitido via Youtube, no Canal do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade da Universidade do Estado de Mato Grosso (Gedifi/Unemat), disponível aqui.

Dicke é um dos principais autores mato-grossenses de todos os tempos. Em 1989, Hilda Hilst declarou que “seu texto é mais bonito que o de Guimarães Rosa”. E em 2003, quando questionada sobre quem seriam os grandes escritores brasileiros, ela o incluiu numa seleta lista: “Sei que sou um deles. Guimarães Rosa, Machado de Assis. O Guilherme Dicke, que praticamente não é conhecido, também é um gigante”.

O próprio Guimarães Rosa – ao lado de Jorge Amado e Antonio Olinto – elegeu Dicke como um dos ganhadores do Prêmio Nacional Walmap, em 1967. A obra “Deus de Caim”, do escritor mato-grossense, recebeu elogios do imponente trio. No prefácio, Olinto admitiu que “...ficamos, os três, certos de que ali estava um romancista tipo novo, um homem capaz de abalar nossa ficção”.

O livro de Shirlene sobre a obra do autor é resultado do projeto “Publicação de livro, gênero crítica literária – sobre Ricardo Guilherme Dicke”, contemplado no Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A publicação constitui um exame das narrativas do escritor mato-grossense pelo viés da Estética e seus conceitos fundamentais: belo, feio, sublime e grotesco.

Publicado em dois formatos: impresso e digital, a obra constitui uma forma de enfatizar a importância de Dicke no cenário cultural de Mato Grosso. De acordo com a autora, o interesse pelas obras de Ricardo Guilherme Dicke nasceu a partir da leitura da obra “Toada do Esquecido”.

“O livro se tornou objeto inicial da minha pesquisa de doutorado que, por fim, expandiu-se para toda a obra narrativa do autor. Durante a pandemia, a escrita constituiu uma forma de resistência e de produção. A expectativa é que o livro possa circular entre leitores e admiradores de Dicke”, conclui Shirlene.

Ricardo Guilherme Dicke

Escritor artista plástico, morreu em 2008, em Cuiabá. Bacharel em filosofia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1971. Em 2004, foi nomeado doutor honoris causa pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Seu primeiro livro publicado foi “Caminhos de Sol e de Lua”, no começo da década de 1960. Foi revisor no jornal O Globo, entre 1973 e 1975. As obras de Dicke configuram um regionalismo ligado a Mato Grosso e às filosofias fenomenológicas de Heidegger e Merleau-Ponty.

Autora

Shirlene Rohr de Souza é capixaba, residente em Mato Grosso desde 2006, quando foi aprovada como docente na UNEMAT, para o Curso de Letras, Campus de Alto Araguaia. Doutora em Estudos Literários, desenvolve pesquisa sobre a estética do realismo grotesco, tema que norteou as análises dos contos e romances de Dicke. Possui em curso uma pesquisa sobre a relação entre a obra literária e a obra pictórica de Dicke.

Com Assessoria do Secel-MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet