Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
08:11:17
informe o texto

Notícias / Artes

21/04/2021 às 13:00

Projeto apresenta dança contemporânea a alunos da rede pública de MT

Espetáculo protagonizado por bailarinas adolescentes aborda conflitos da juventude por meio da dança

Túlio Paniago

Projeto apresenta dança contemporânea a alunos da rede pública de MT

Foto: Divulgação

Estudantes de diversas escolas públicas de Mato Grosso poderão assistir a um espetáculo de dança contemporânea na tarde desta sexta-feira (23.04). Intiulado “...e o seu, qual é?”, a apresentação será transmitida às 14h, via YouTube, pelo canal do Espaço Roda. Além de alunos da rede pública, a transmissão também será aberta ao público.

Bullying, relações tóxicas, inseguranças, entre outros assuntos são abordados por meio da dança. O projeto, idealizado pelo coreógrafo e diretor Rafael Cerigato, foi selecionado em edital de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL) e opera com recursos da Lei Aldir Blanc.

O espetáculo é protagonizado por seis bailarinas adolescentes. As temáticas de cada coreografia foram propostas e elaboradas pelas próprias dançarinas com a observação e ajuda de Rafael Cerigato. "Conforme íamos trabalhando, eu ficava mais assustado com a maturidade da proposta feita por elas: falar sobre medo, depressão e doenças da alma", relata o diretor.

Para as jovens bailarinas, expressar seus sentimentos através da dança contemporânea é ama experiência enriquecedora. "Poder expressar meus sentimentos e medos sem medo de ser julgada, e ainda poder demonstrar isso em forma de arte e dança, que fazem parte de mim e da minha essência, é simplesmente incrível", destaca a bailarina Maria Luiza Escudero, 16.

A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, que articulou a transmissão junto às unidades de educação. Algumas delas, como a Escola Estadual Salim Nadaf, em Várzea Grande, irão propor atividades pedagógicas baseadas no espetáculo.

“Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de apresentar a estes estudantes novas formas de se expressar artisticamente e também abrir o debate sobre temas relevantes para jovens e adolescentes”, conclui Rafael.

“...e o seu, qual é?” é dirigido por Rafael Cerigato, com figurinos de Róbson Oliveira e produção de Bruno Martins. A iluminação é de Lourivaldo Rodrigues. No elenco, Camila Colman, Ivy Romero, Maria Clara Marchioretto, Rayane Nunes, Raffaela Alves e Maria Luiza Escudero.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet