Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
00:57:35
informe o texto

Notícias / Cinema

22/04/2021 às 11:07

Cinema Negro é tema de live em projeto que recebe profissionais do audiovisual de MT

Mauricio Pinto, cofundador do primeiro Coletivo de Cinema Negro do estado, é o convidado do Encontros Ranema

Túlio Paniago

Cinema Negro é tema de live em projeto que recebe profissionais do audiovisual de MT

Foto: Divulgação

O cineasta Mauricio Pinto é o convidado desta sexta-feira (23.04) do Ranema, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação e Artes, da Universidade Federal de Mato Grosso. A iniciativa, idealizada pelas professoras Ana Graciela Voltolin e Claudia Moreira, consiste em realizar bate-papos virtuais (lives) com profissionais do audiovisual mato-grossense. A conversa com o realizador audiovisual pode ser acompanhada via YouTube, a partir das 10h, pelo canal Encontros Ranema. Ainda que idealizado para contemplar alunos, o evento é aberto ao público em geral.

Enquanto homem negro no mercado audiovisual mato-grossense, Maurício Pinto irá abordar, dentre outros pontos, questões relacionadas ao Cinema Negro. Aliás, ele é cofundador do primeiro Coletivo de Cinema Negro de Mato Grosso, o Quariterê,.

Maurício é formado em Radialismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem atuado no audiovisual como diretor, produtor, roteirista e assistente de fotografia e arte. Dirigiu o curta “Pandorga” (2016) e o documentário “Guardinha” (2014).

Ele também é membro fundador e da atual diretoria da MTCine (Associação de Realizadores Audiovisuais do Estado) e membro do Conselho do Conselho de Cultura de Cuiabá. Realizou, junto ao Quariterê, quatro das cinco Mostras de Cinema Negro de Mato Grosso.

Encontros anteriores

Outros importantes nomes do audiovisual e das artes cênicas mato-grossenses já marcaram presença no Ranema, como Luiz Marchetti, Luiz Borges, Justino Astrevo, Juliana Segóvia e Pedro Brites. As gravações de todos estes encontros continuam disponíveis no canal do YouTube.

Marchetti, por exemplo, apresentou o seu mais novo curta-metragem, intitulado “A partir... Podemos”, protagonizado por Romeu Benedicto a partir da adaptação de um conto de Ivens Cuiabano Scaff.

Já Luiz Borges, responsável pelo CineMato - Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, falou sobre a próxima edição e a história do Festival, bem como de suas pesquisas no campo do audiovisual e da sua atuação na direção de curtas-metragens e produção de longas-metragens.

Justino Astrevo, o Lau da dupla Nico e Lau, também compareceu ao bate-papo. O ator, roteirista, produtor e secretário-adjunto da Secretaria de Cultura de Cuiabá, falou sobre seus 30 anos de atuação no mercadoda nacional da artes cênicas e sobre leis de incentivos ofertados pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Cuiabá.

E ainda marcaram presença a dupla de cineastas Juliana Segóvia e Pedro Brites, que falaram com os alunos sobre a construção da carreira e os desafios na produção e realização do cinema na capital de Mato Grosso.

Com informações da Assessoria do projeto
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet