Cuiabá, quinta-feira, 20/02/2020
01:41:56
informe o texto

Notícias / Variedades

13/02/2020 às 22:13

Irigaray lança exposição histórica com oficinas e mais

Segundo a assessoria, a proposta do projeto segue em direção ao exercício da contemplação, sobretudo, a experimentação de alguns fatos da história como a construção de valores, a cultura viva, as tradições e o viver da cuiabania

Mirella Duarte

Irigaray lança exposição histórica com oficinas e mais

Essa é a primeira ação do projeto, que segue até dia 6 de março e ao longo da de sua realização também serão oferecidas duas oficinas para os professores das escolas estaduais e municipais de Cuiabá

Foto: Foto Divulgação

Tem início nesta sexta (14), no Centro Cultural Casa Cuiabana, o Projeto "Exposição Histórica: Irigaray Arte Ikuiapá", que foi aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura através de edital em 2019.

Segundo a assessoria, a proposta do projeto segue em direção ao exercício da contemplação, sobretudo, a experimentação de alguns fatos da história como a construção de valores, a cultura viva,  as tradições e  o viver da cuiabania. Inclusive, na utilização dos espaços da cidade, nesse sentido, pretende ocupar alguns espaços da Cuiabá antiga, centro histórico e o seu entorno. 

Dentro do projeto, a exposição  Gestual - Irigaray - Arte - Ikuiapá, será exposta no espaço interno do Centro Cultural Casa Cuiabana. Essa é a primeira ação do projeto, que segue até dia 6 de março e ao longo da de sua realização também serão oferecidas duas oficinas para os professores das escolas estaduais e municipais de Cuiabá. 

A primeira oficina é sobre como a inserção das artes visuais pode ser um agente transformador nessas escolas e nas vidas dos estudantes e a segunda oficina, nessa mesma linha de pensamento, abordará a construção de rimas.

O Centro Cultural Casa Cuiabana, onde acontecerá a exposição e as oficinas, se tornou um patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1983, foi construída no século XVIII. A Casa Cuiabana é um Centro Cultural do Estado de Mato Grosso que tem como objetivo promover e preservar a cultura Matogrossense, valorizando todos os seguimentos artísticos. (Com assessoria).

O artista
Natural de Alto Araguaia (MT), Clóvis Irigaray é um dos artistas que mais representa a gênese da pintura moderna em Mato Grosso ao lado de nomes como Humberto Espíndola, João Sebastião e Dalva de Barros. 
Com um currículo primoroso, Irigaray já participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Panoramas das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, entre vários outros espaços culturais. 
Em 2013 foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo.

Serviço
Exposição Gestual - Irigaray - Arte – Ikuiapá
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana
Horário: 08h30 às 11h30 - 14h00 às 17h (segunda a sexta-feira) 
Entrada Gratuita
Endereço: Av. Gen. Valle, 181 – Bandeirantes (próximo ao Pronto Socorro de Cuiabá)
Informações: (65) 9 9224-8215

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet