Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
12:54:04
informe o texto

Notícias / Artes

24/04/2021 às 17:06

Exposição reúne escultores que utilizam diferentes matérias-primas

“Esculturas num balio de artes” é composta por obras de Alair Fogaça, Marly Silva e Yousuf Dogan

Túlio Paniago

Exposição reúne escultores que utilizam diferentes matérias-primas

Foto: Divulgação

Imagine três artistas com trabalhos bem diferentes, cujas obras, caso fossem expostas juntas, formaria um verdadeiro balaio. Foi exatamente essa a proposta do projeto “Esculturas num balio de artes”, que reúne obras de Alair Fogaça, Marly Silva e Yousuf Dogan, escultores que trabalham, respectivamente, com argila, madeira e pedra.

A exposição coletiva está alocada na Casa Cuiabana, porém, devido à pandemia, as visitas serão apenas virtuais, por meio do Facebook de Alair Fogaça. O projeto foi um dos selecionados pelo edital de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (SEMCEL), que conta com recursos da Lei Aldir Blanc.

Alair, idealizadora da iniciativa, ressalta que a aprovação lhes abriu esta possibilidade justamente em um momento em que, devida à pandemia, tantas portas têm se fechado à classe artística. “É a arte sobrevivendo à pandemia. Os artistas sofrem isso diretamente. Todos os espaços onde poderiam se apresentar ou expor seus trabalhos estão fechados”, comenta.

Ela trabalha com peças em argila e costuma retratar personagens da cultura cuiabana e mato-grossense, como por exemplo indígenas, dançarinas de siriri e os mascarados de Poconé, além de figuras que marcaram história e ainda povoam o imaginário coletivo local, como Maria Taquara e Jejé de Oya.

O turco Yousuf Dogan retrata de uma forma bem particular o mundo ao seu redor. Em vez de argila, utiliza pedra calcária que encontra em Mato Grosso. Tudo começou em um passeio por Chapada dos Guimarães, quando percebeu que as pedras têm seu próprio rumo artístico, e que cabe a ele apenas retirar delas os segredos que guardam há milênios.

Sem padrões a seguir e nem inspirações em outros artistas e escolas de arte, o escultor diz que esculpe o que a pedra favorece. "Há pedras que devemos dar forma. Mas, na maioria, a forma já existe, só tiramos o excesso".

Marly, por sua vez, trabalha esculturas em madeira e também telas a lápis. Seu tema é bastante amplo: retrata o homem, a mulher, dramas existenciais, o amor... Ela se destaca também por trabalhos gráficos, desenhos à nanquim, xilogravuras, serigrafias e trabalhos em off-set. É considerada uma artista cuja arte se renova constantemente.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet