Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:07:54
informe o texto

Notícias / Música

28/04/2021 às 14:30

MC’s de MT denunciam agronegócio em novo projeto

Pacha Ana, Ahgave, DJ Taba e Rodrigo B1 se uniram para produzir o LP “Estado de Emergência”

Túlio Paniago

MC’s de MT denunciam agronegócio em novo projeto

Foto: Divulgação

Após quase quatro anos do lançamento da polêmica “Agrocypher”, música e videoclipe que contestam as práticas do agronegócio, os quatros MC’s (Ahgave, Pacha Ana, DJ Taba e Rodrigo B1) se reuniram novamente para a gravação de um EP, intitulado Estado de Emergência, que retoma e atualiza o tema. O lançamento está previsto para o dia 13 de maio.

Eles já concluíram as gravações, tanto das músicas quanto de um videoclipe, este último produzido pela Firma Conteúdos. Os produtos estão em fase de mixagem e edição. Caso queira ter uma ideia da estética trabalhada pela equipe, basta assistir “Mandaram me buscar”, videoclipe recém-lançado por Pacha Ana e que já tem mais de 6 mil visualizações.

O futuro EP do quarteto é composto por três músicas: Agrocypher I; Agrocypher II; e Agrodub. A primeira faixa foi gravada em 2017 e agora será relançada com uma nova versão, já Agrocypher II é inédita e a terceira faixa é uma versão adubada (mixada com efeitos, delay e filtros) de Agrocypher II. As duas primeiras foram produzidas por Xiin e Ahgave e a última teve produção assinada por Laza.

Esta cruzada contra o agronegócio foi iniciada em 2017, justamente quando lançaram a “primeira"Agrocypher I, que hoje já tem mais de 8 mil visualizações no YouTube. Em 2019, ainda lançaram “Lucrar”, que também levanta questões relacionadas ao tema, como latifúndios, monocultura, concentração de renda, independência alimentar, formas alternativas de agricultura, dentro outros pontos.

“A gente envelheceu, amadureceu, algumas coisas aconteceram, mas infelizmente o que não mudou foi a realidade ambiental no Brasil. Na verdade, mudou, mas pra pior. Hoje temos uma contracampanha em relação ao meio ambiente, então estamos num estado ainda mais crítico”, avalia Ahgave, que, junto com o cineasta Perseu Azul, também assina a direção do videoclipe.

O trabalho destes MC’s tem como característica marcante uma postura combativa e contundente diante de temas que geram acalorados embates públicos. E desta vez não será diferente. Ahgave pontua que “vai ser pesado”, afinal de contas “a gente precisa agir pra ontem, então fizemos essa música, mais uma vez, para falar desta urgência”, avisa.

O projeto foi um dos selecionados pelo edital de Fomento Cultural, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (SEMCEL) com recursos da Lei Aldir Blanc. Por isso, desta vez, tiveram condições de produzir um material com uma qualidade técnica ainda maior. Eles estimam que cerca de 70% do projeto já esteja concluído, portanto resta aguardar os outros 30% para o lançamento.

Ficha Técnica:

Faixas do EP
Direção Musical: Ahgave
Instrumentais: Ahgave, Xinn Beats e Laza
Mix/Master: Laza
Produção executiva: Pacha Ana e DJ Taba

Videoclipe
Produção: Firme Conteúdo
Direção: Heitor Gomes (Ahgave), Perseu Azul e Isabela Ferreira
Prod. Exec.: Perseu Azul e Heitor Gomes (Ahgave)
Roteiro: Firme Conteúdo
Foto: Leon Augusto
Figurino e Make: Maria Reis
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet