Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:21:14
informe o texto

Notícias / Variedades

29/04/2021 às 14:30

Projeto de produtora cultural auxilia mulheres de MT em suas carreiras

Idealizada por Mazé Oliveira, a iniciativa conta com a colaboração de outras produtoras do estado

Túlio Paniago

Projeto de produtora cultural auxilia mulheres de MT em suas carreiras

Foto: Divulgação

As artistas e empreendedoras culturais de Mato Grosso terão à disposição um site dedicado ao fortalecimento de suas carreiras. Além da plataforma virtual, também será lançado o curso “Acessa Projeto”, focado em todos os passos, da concepção à prestação de contas, de empreendimentos culturais.

As duas ações compõem o projeto “Acesso Cultura”, idealizado pela produtora cultural Mazé Oliveira. Além dela, outras importantes produtoras culturais de Mato Grosso também estão envolvidas no projeto, como Carolina Barros, Poliana Queiroz, Alicce Oliveira e Naine Terena.

O lançamento do site e o início do curso estão previstas para o mês de maio, porém as datas ainda não foram definidas. "O Acessa Cultura é dedicado àquelas mulheres que tem um objetivo, mas não sabem como implementar. E também praquelas que não tem a menor ideia do que querem, aqui a gente pode mostrar os caminhos possíveis", adianta Mazé.

“Acesso Cultura” foi um dos projetos selecionados no Edital Mato Grosso Criativo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos da Lei Aldir Blanc. “Cada projeto tem a capacidade de ser um agregador de profissionais da cultura que darão vida às mais diversas ações”, pontua Mazé.

Site

O espaço virtual disponibilizará conteúdos voltados para a construção e desenvolvimento de projetos e negócios artísticos.Com este material, pretende-se orientar as artistas e futuras artistas na gestão de suas carreiras e projetos, alémde divulgar e promover vivências, formações e capacitações (virtuais e/ou presenciais).

E, pensando na maior abrangência e diversidade destes conteúdos, foram convidadas algumas “manas do rolê cultural”, que no caso são as outras profissionais do setor mencionadas no início da matéria. Elas contribuirão com seus saberes e expertises em uma série de colunas dentro da plataforma. (Lista das colunistas no final da matéria).

Estas colunas – pensadas a partir de suas respectivas experiências profissionais, estudos e escolhas de atuação – serão divididas de acordo com certas temáticas. Em “Profissão Artista”, por exemplo, o foco são matérias e bate-papos com artistas locais. Já “Na Corda Bamba” é centrada na sustentabilidade e em como equilibrar o tripé social, ambiental e econômico. A coluna “Papo de Manas” aborda asororidade. Enquanto “Empreendedora, eu?!” visa fomentar o lado empreendedor das leitoras.

Curso

O "Acessa Projeto" também faz parte da inciativa. Trata-se de um curso, ministrado por Mazé Oliveira, que tem o objetivo de ajudar mulheres aelaborar, conduzir e finalizar propostas de empreendimentos culturais. A ação é destinada tanto às mulheres que querem começar a empreender nas artes como àquelas que desejam dar uma reciclada.

Serão compartilhadas técnicas para que as pessoas aprendam a organizar informações para a criação do projeto. O curso será dividido em três módulos: 1.Criativando Meu Projeto dos Sonhos,2 – Botando a Mão na Massa; 3 - Fechando a Conta. Serão disponibilizadas 40 vagas paraartistas, produtoras e empreendedoras que queiram desenvolver suas habilidades na elaboração e gestão de projetos.

As manas

Mazé Oliveira é atriz, produtora, gestora e facilitadora de processos. Possui pós-graduação em Planejamento e Gestão Cultural pela Universidade de Cuiabá - UNIC e formação avançada em Projetos Culturais pelo MinC/FGV. Atua no mercado cultural há mais de 20 anos, sendo 15 anos destes dedicados às práticas de elaboração, gestão e prestação de contas de projetos artísticos.

Alicce Oliveira iniciou a sua carreira artística nos anos noventa. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é atriz, narradora de histórias e produtora cultural há quase 30 anos.Também é idealizadora de importantes projetos literários, como o “Contos do Mato” e “Seja Um Contador de Histórias”.

Caroline Barros é arquiteta de sonhos e de outros mundos possíveis. Atua como gestora de programas sociais. Também é graduada em licenciatura em música pela UFMT e pós-graduada em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas – pelo Itaú Cultural.

Poliana Queiroz é mediadora de experiências sensíveis. É cientista social, mestre em antropologia, graduanda em artes visuais e pós-graduanda em urbanismo social.

Naine Terena é docente da especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas – do Itaú Cultural (SP). Foi formadora em Comunicação para instituições do terceiro setor, pela Rede Territórios educativos/Várzea Grande, ação do Itaú Social. Articula-se em diferentes processos auxiliando pessoas oriundas de movimentos periféricos a se situarem no campo das diversas economias a partir do que têm à sua disposição.

Com informações da Assessoria - Naine Terena
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Maria de Lurdes Vilarinho pio 20/05/2021 às 00:00

    Parabéns!!

 
Sitevip Internet