Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
07:40:55
informe o texto

Notícias / Artes

30/04/2021 às 09:00

Das margens do Pantanal: artes visuais retratam personagens da Cáceres histórica e contemporânea

Obras criadas a partir de colagens digitais e suportes artesanais circulam nas redes sociais do projeto, que também chegará ao público em audiovisual

Leiagora

Das margens do Pantanal: artes visuais retratam personagens da Cáceres histórica e contemporânea

Foto: Eliel Lima

Colagens digitais impressas em suportes artesanais são atração do projeto ‘Das Margens do Pantanal’, contemplado pela Lei Aldir Blanc, através do edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). As obras retratam figuras da Cáceres contemporânea e personalidades marginalizadas da história “oficial” do município - mas que, ao mesmo tempo, se fazem presentes no cotidiano e imaginário da cidade.

Ao todo, são 20 artes visuais destacando representantes da cultura popular, figuras que compõem o cenário urbano, educadores, ativistas e artistas que movimentam a cena underground local. A “ocupação artística”, que deverá tomar as ruas para a realização de registros, já está nas redes sociais (no Facebook e Instagram @dasmargensdopantanal). É por elas que as obras “circulam” enquanto a cidade e o estado ainda vivenciam o drama do alto número de contaminações e mortes por covid-19.

Uma circulação física das obras pela cidade também devem chegar ao público através do audiovisual, evitando, assim, contatos e aglomerações. O curta documental mostrará a confecção das obras e molduras até a exposição itinerante pelos cenários da cidade.

“Achamos que seria imprescindível ‘virtualizar’ a exposição dessas obras em um momento de conscientização pelo isolamento social. Uma medida tomada em segurança da equipe e do público das margens do Pantanal”, destaca o artista Diego Vicente, proponente do projeto.

‘Das Margens do Pantanal’ tem entre suas inspirações o mestre cururueiro Seu Lourenço, artesão da viola de cocho; a guerrilheira Jane Vanini, que deu a vida na luta contra ditaduras na América Latina; o andarilho-artista conhecido como Johnnie Walker; a comerciante Maria Aparecida e o pipoqueiro Vanderlei Oliveira, trabalhadores da Praça Barão.

Também estão entre os homenageados, jovens que fazem a Cáceres contemporânea, como a poeta Renata Marçala e o ator e dançarino Cadu (em memória) - pessoas queridas na cena LGBTQI+ cacerense -, músico pesquisador Henrique Maluf, que tem como missão espalhar o legado da cultura popular a novas gerações através do rasqueado de fronteira, entre outros.

Arte das margens

Para realizar o projeto foram escalados artistas que têm a “princesinha do Pantanal” como principal fonte de inspiração nas suas expressões em diferentes linguagens: a música, a poesia, as artes visuais e o artesanato. “Das margens do Pantanal” é um projeto que parte do trabalho de Rauni Vilaboas através do @lab_lambe, página de colagens no Instagram. Somam a ele os artistas e artesãos Diego Vicente e Ronaldo Gonçalves.

Para a concepção das obras, eles se dividiram entre a criação das colagens digitais, o entalhe artesanal e a pintura das molduras e cavaletes, suportes produzidos sob medida para o projeto. Os artistas são amigos de longa data e companheiros de composições musicais na banda O Mormaço Severino. Durante suas trajetórias artísticas, se dedicam a reconstruir a cidade através de olhares periféricos.

Com ‘Das margens do Pantanal’, eles pretendem contribuir para reposicionar o olhar de uma cidade histórica, universitária e tradicional, colocando pessoas comuns, em suas mais diversas vivências, ofícios e gerações como figuras centrais de uma obra artística.

“Neste projeto buscamos dar visibilidade às pessoas ‘invisíveis’, as representando a partir de uma estética poética, humana e sensível para não deixar que elas caiam no esquecimento da história. Cáceres é uma cidade antiga e oficialmente lembrada apenas pelas famílias tradicionais, mas o cacerense vai além: ele é o pipoqueiro da praça, a travesti, o músico, a guerrilheira, todas essas pessoas renegadas também são cacerenses”, destaca Rauni Vilasboas.

Conheça mais sobre os artistas envolvidos no projeto

Rauni Vilasboas

Radicado em Cáceres aos dois anos de idade, Rauni Vilasboas é músico, poeta e atualmente se insere nas artes visuais, empreendendo um projeto de colagens digitais através da página @lab_lambe no Instagram. Críticas sociais, defesa do meio ambiente e homenagens a personagens da cidade permeiam suas criações nas linguagens áudio e visual.

Rauni expressa suas vivências nas margens também como compositor e guitarrista do O Mormaço Severino, banda que ajudou a fundar em 2009. Entusiasta das experimentações tecnológicas manuais e digitais, lançou em 2019 o EP ‘Lamentos’, seu primeiro projeto musical solo que traz canções autorais gravadas com um celular. Ativista da cultura mato-grossense, Rauni também é idealizador do Ixpia o Festival.

Diego Vicente

Diego Vicente é nascido e criado em Cáceres, nas margens do Rio Paraguai, que com todo o seu magnetismo compõe o cenário suburbano que o artista expressava nas formas e cores e em sua visão do cotidiano pantaneiro. Desde os 15 anos, trabalha junto à família com Comunicação Visual.

É artista plástico, pintor de madeiras e letreiros, além de arquiteto e cenógrafo autodidata. Projetou e construiu a Casa da Árvore, espaço artístico destinado a Terapias Integrativas, onde vive com sua companheira Cris Costa. Juntos, trabalham com práticas que unem música, dança, meditação, yoga e alimentação como ferramentas de autocuidado e autoconhecimento.

Se inserindo também na música como forma de comunicar e se manifestar no mundo, aprendeu a tocar teclado para integrar, a partir de 2010, a banda O Mormaço Severino, composta por grandes amigos e suas primeiras referências musicais.

Ronaldo Gonçalves

Nascido em Cáceres pelas mãos de uma parteira, Ronaldo Gonçalves sempre teve apreço às coisas ligadas à cultura local, aos contos, mitos e às entrelinhas das histórias que se criaram nesta região. Trabalha como carpinteiro desde os 11 anos, ofício que até hoje o sustenta. Dentre as várias habilidades adquiridas ao longo do tempo, desenvolve trabalhos com madeira. Aprendeu a entalhar sozinho e é aficionado por fazer carrancas, sua prática de lazer no sítio do pai.
Ronaldo também é um historiador em formação pela Unemat, pátio de suas primeiras apresentações musicais. Um dos fundadores da banda O Mormaço Severino, que hoje integra como baixista, cria letras, poesias e entalha personagens de suas fantasias.



Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet