Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:46:41
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

04/05/2021 às 14:27

Prefeitura prevê entrega de Beco do Candeeiro, Marco Zero e Dutrinha até junho

Reunião entre prefeito e secretária de cultura define prioridades para o primeiro semestre

Túlio Paniago

Prefeitura prevê entrega de Beco do Candeeiro, Marco Zero e Dutrinha até junho

Monumento dos três batelões

Foto: Luiz Alves

Alinhar o que falta ser feito e o que pode ser realizado ainda este ano para fomentar o setor cultural por meio de ações daprefeitura. Esta foi a pauta da reunião, realizada na última sexta-feira (30), entre o prefeito, Emanuel Pinheiro, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob, e o secretário adjunto, Justino Astrevo.

Houve consenso de que a Pasta precisa priorizar a entrega de três espaços que estão sendo restaurados e/ou reformados, no caso o Beco do Candeeiro, Marco Zero e Dutrinha. “Nosso foco é entregar até o fim de junho”, garante o prefeito.

O Beco do Candeeiro encontra-se em fase de finalização do portal de acesso à rua. O espaço foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original. A pavimentação da rua foi refeita utilizando os paralelepípedos originais que ainda se encontram na rua. A calçada foi rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram recolocados com iluminação moderna.


A obra, que representa um resgate histórico da
arquitetura local, é fruto de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 300 anos de Cuiabá. O investimento foi de R$ 164.285,17. A expectativa é que o prefeito anuncie nos próximos dias a data de entrega oficial da obra.

Sobre o Marco Zero, localizado na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, a concretagem do monumento dos três batelões já foi finalizada, porém a praça ao redor ainda está em construção, em fase de aterramento e compactação do solo, sob responsabilidade da Empresa Cuiabana de Zeladoria Urbana. O projeto prevê bancos, lixeiras, jardinagem e paisagismo, pintura e iluminação do tipo LED.

O monumento dos três batelões (embarcações esguias que navegavam pelo Rio Cuiabá há 300 anos) possui estrutura de 17 metros e foi projetada pelo professor, historiador, escritor, artista plástico e arquiteto Moacyr Freitas.

Já o Estádio Presidente Dutra, o Dutrinha encontra-se em fase de término do calçamento do estacionamento, que terá capacidade para 100 veículos. Segundo a assessoria, esta é a maior obra que o estádio recebeu desde sua construção. A entrega está prevista para fim deste mês.

Também estão sendo confeccionadas estátuas em homenagem a três atletas do futebol local: José da Silva Oliveira (Bife) que jogou no Operário, Fernando Ferreira Leite (Fulepa) do Mixto Esporte Clube e Albino Gonçalves dos Santos (Avião) do Clube Esportivo Dom Bosco. Somando-se todas as etapas da reforma ao processo de aquisição de bens permanentes e mobiliário, o orçamento total foi de cerca de R$2 milhões.

“São obras que vão resgatar a autoestima da nossa gente”, pontua Emanuel Pinheiro. E Carlina aproveitou a ocasião para apresentar projetos que a Pasta vem construindo para o segundo semestre de 2021 e também para no próximo ano. “Temos muitas ideias e estamos buscando parcerias, não vamos ficar restritos ao orçamento municipal”, conclui.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet