Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
01:40:22
informe o texto

Notícias / Artes

07/05/2021 às 14:52

Exposição com obras de gestantes e artistas de MT é lançada no Mês das Mães

“Parto-exposição” apresenta criações inspiradas no gestar, parir e maternar

Entretê

Exposição com obras de gestantes e artistas de MT é lançada no Mês das Mães

Foto: Obra: Dani Monteiro

Foram dois meses de trocas de saberes e criações entre mulheres grávidas, mães, artistas e doulas. Agora o projeto Ateliê Gestando Arte chega à sua última etapa, intitulada “parto-exposição”, que reúne em um espaço virtual obras criadas por oficineiras e participantes das atividades artísticas durante todo esse período.

Em comemoração ao Mês das Mães, o site do projeto foi lançado nesta sexta-feira (7). A plataforma abriga tanto os obras das gestantes que participaram das atividades quanto das artistas-oficineiras. Aliás, as produções das participantes do Ateliê Gestando Arte estão alocadas em um espaço específico do site, que pode ser acessado pela aba “Maternidades em Construção”.

O site também disponibiliza às gestantes um e-book com informações e dicas para realizar a cerimônia de despedida e pintura da barriga, conhecido como Chá de Bênçãos, já que não será possível celebrar presencialmente esse momento.

A equipe artística do Ateliê Gestando Arte é composta pela fotógrafa e psicóloga Jú Queiroz, a multi-artista e pesquisadora Thais Fernanda, a manualista e educadora Alice Pereira e a artista plástica e doula Daniela Monteiro, proponente do projeto.

Elas ministraram oficinas de pintura, manualidades, autorretrato e modelagem em argila. Encontros terapêuticos e rodas de conversa sobre parto e maternidade também fizeram parte da programação voltada especialmente a gestantes e puérperas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá.

Afetos e trocas

O foco foram mulheres de comunidades da região Sul da capital. O Ateliê, inclusive, chegou a ter um espaço físico no bairro Jardim Imperial, onde foram realizados os primeiros encontros e oficinas, posteriormente adaptadas para o formato virtual devido ao novo pico de casos de covid-19 em Mato Grosso.

Uma dessas mulheres contempladas pelo projeto foi Cirlene Pereira, moradora do bairro Pedra 90, que chega agora ao seu nono mês de gestação. Desempregada por conta da pandemia, ela viu no Ateliê Gestando Arte uma oportunidade de desenvolver novas habilidades e acabou encontrando um momento para si.

“Todas as atividades que participei foram novidades pra mim. Eu tava fazendo uma consulta de rotina no postinho quando vi o cartaz e me interessei”, relata Cirlene. “Só o fato de você sair da rotina, conversar com alguém, já é muito bom, ainda mais aprendendo coisas novas. Isso faz toda a diferença”, reflete.

Cirlene conta que, nesse período, aprendeu técnicas de aquarela e sobre amor próprio através da fotografia. Só lamenta ter tido pouco tempo de contato com o projeto, que, naquele momento, significou para ela uma rede de apoio necessária.

“Estamos vivendo um momento difícil, muitas vidas se perdendo, e eu me sentia com os pés e mãos atadas. Estava sem condições até de pagar passagem de ônibus e as meninas do projeto se disponibilizaram a me dar carona. Sou muito grata por tudo isso”, relata Cirlene.

Doula e educadora perinatal, Anne Mathilde, uma das coordenadoras do Ateliê Gestando Arte, acredita que, assim como aconteceu com Cirlene, participantes do projeto foram beneficiadas com um tempo dedicado a si mesmas. Mesmo diante dos desafios apresentados pela pandemia e pelo curto prazo de execução do projeto.

“Fomos percebendo que, durante o processo, aos poucos, criamos uma conexão com quem conseguimos acessar. A dificuldade de acesso às ferramentas tecnológicas e aos aplicativos ainda é algo que dificulta bastante, já que as condições da pandemia não permitiram que continuássemos com as atividades presenciais”, explica Anne.

Para realizar o Ateliê Gestando Arte, a equipe de doulas e artistas contou com o apoio da Associação de Doulas do Mato Grosso (ADOMATO) e de profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Jardim Imperial e Pedra 90.

“Seria muito legal se conseguíssemos levar o ateliê adiante. Esse é um projeto abrangente e necessário nessas localidades. Ao mesmo tempo, é um trabalho de formiguinha que precisa de tempo para ser concretizado. Precisamos fortalecer esse vínculo com as comunidades para que possamos acessá-las com cada vez mais facilidade”, avalia Anne. Ela destaca que, com a exposição no site, a ideia também é acessar o público de forma mais abrangente.

Exposição online

Criado para abrigar o “parto-exposição”, o site do Ateliê Gestando Arte é um espaço de celebração dos experimentos artísticos inspirados na mulher, no gestar, no parir e no maternar. “Já que a pandemia continua tão desoladora e ainda não podemos nos encontrar, pensando em uma forma de chegar a elas, principalmente agora, no mês das mães, fortalecendo vínculos e afetos”, reforça Anne Mathilde.

No site, a equipe do projeto também disponibilizará um Manual de Despedida da Barriga, material em formato de ebook pensado como um apoio para gestantes, especialmente aquelas que estão na reta final e no período do puerpério. “Nossa intenção é de que ao lê-lo pudessem nos sentir bem pertinho, como um papo leve, um afago ao coração”.

O manual dá detalhes de como preparar a cerimônia de despedida da barriga para as gestantes. “Elas podem compartilhar esse momento com quem gostariam que estivesse próximo, mesmo que à distância. Também tem várias dicas sobre produção de tintas artesanais, pintura de barriga e conselhos sobre como passar por esse momento de forma mais leve”, conclui Anne.

Serviço
Exposição Ateliê Gestando Artes
Endereço: https://www.ateliegestandoarte.com.br/
Mais informações: https://www.instagram.com/ateliegestandoarte/

Com informações da Assessoria - Maria Clara Cabral
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet