Cuiabá, segunda-feira, 14/06/2021
02:14:03
informe o texto

Notícias / Cinema

11/05/2021 às 13:31

Vídeo | Curta sobre artesão de MT concorre em festival de cinema

Outra obra, dirigida pelas mesmas diretoras e produzida pelo Sesc MT, também foi selecionada

Túlio Paniago

Vídeo | Curta sobre artesão de MT concorre em festival de cinema

Foto: Foto: Fred Gustavos

Um dos curtas-metragens da série “Saberes pelas mãos do tempo: Artesanato de Mato Grosso” está concorrendo no Festival de Cinema e Memórias Cerratenses-GO. Trata-se do episódio sobre Alcides Ribeiro dos Santos, mestre no feitio da tradicional viola de cocho.
 
Dirigido por Naiagia Vasconcelos e Karine Queiroz e produzido pelo Sesc Mato Grosso, o curta está disponível no canal do YouTube do festival e o período de votação do público vai até o próximo sábado (15). Para votar, basta assistir e clicar no símbolo “gostei”, que é aquela mãozinha fazendo um joia logo abaixo do vídeo.
 
A série, produzida em 2020, foi criada para compor exposição homônima do fotógrafo Fred Gustavos, que aliás pode ser conferida em um tour virtual por meio deste link. E a exposição, por sua vez, surgiu a partir um catálogo, também idealizado pelo Sesc, que apresentou perfis da vida e obra de 18 artesãos de Mato Grosso. Estes registros foram feitos em textos (de seis jornalistas) e imagens (do próprio Fred).
 
Alcides, 54, personagem do curta selecionado, é o herdeiro contemporâneo de um saber secular, transmitido de geração em geração desde o bisavô (Sêo Manduca). Ele nem sequer faz ideia de quantos troncos foram metamorfoseados em violas-de-cocho sob a alquimia empírica de suas calejadas mãos.
 
Natural de Cuiabá, descendente de pantaneiros, vive atualmente em Varginha-MT, distrito do município de Santo Antônio de Leverger (35 km de capital). As cineastas tiveram que ir até o local para conhecer o artista e o seu ambiente de trabalho e criação.
 
Outra produção do Sesc selecionada
 
Além do curta sobre Alcides, uma outra produção do Sesc Mato Grosso, também dirigida por Naiagia Vasconcelos e Karine Queiroz, concorre no mesmo festival. Trata-se de do 5º episódio da minissérie “Sesc Celebra Cuiabá”, produzida em parceria com a TV Mais em homenagem aos 302 anos da capital.

Com seis episódios e depoimentos de 24 personalidades da cuiabania, a minissérie aborda assuntos sobre a história, arquitetura, culinária, artes, cultura e o relacionamento com a cidade, inclusive alguns destes episódios também compõem a programação da 20º edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato.

O episódio em questão trata da música, da dança e do artesanato produzidos na capital mato-grossense, e portanto destaca esta cultura que possui uma identidade tão marcante que sobrevive por séculos.
 
O Festival de Cinema e Memórias Cerratenses, sediado em Goiás, acontece de maneira online e é incentivado pela lei Aldir Blanc. A iniciativa busca ampliar a visibilidade das reflexões geradas através da experiência com as memórias e histórias contidas nos patrimônios imateriais e materiais da região Centro-Oeste.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet